Você Cliente, Sabe Reclamar?
Infelizmente, devido ao desrespeito crescente com os clientes consumidores, as reclamações tem aumentado. Mas será que você cliente, sabe reclamar?
Já tive a oportunidade de acompanhar diversos clientes reclamando e com toda razão, mas não sabiam explicar o problema, e no final nem sabiam do que estavam reclamando.
Quando nós clientes pensamos em reclamar de um serviço ou produto, logo nos surge como solução os órgãos de defesa do consumidor. Porém, para procurar encurtar o tempo de solução, procuramos primeiramente as empresas, que é o correto, mas para isso, é preciso saber reclamar, conhecer os seus direitos e documentar.
Após você fazer tudo isso, e nada for resolvido, evidentemente você deve procurar os órgãos de defesa do consumidor e se nem assim tiver solução, a justiça, como por exemplo os tribunais de pequenas causas se for o caso, ou uma esfera maior. Por isso, é importante ter tudo documentado, onde fica claro que a empresa foi procurada, mas não teve a mínima vontade de solucionar a questão.
As redes sociais e sites como o Reclame Aqui, nos dias atuais, com a velocidade da internet também estão ai para colaborar com você cliente e consumidor, assim como para você lojista, empresário e prestador de serviços que também sofre com os maus fornecedores. Mas cuidado para não se empolgar e escrever algo que não é real e verídico, podendo com isso, causar o efeito contrário e sérios problemas para você.
Para se ter uma ideia, nos casos mais graves, uma reclamação pública na internet tem o poder de trazer o dinheiro de volta ou garantir no mínimo, a troca por um produto novo. Isso são maneiras de reivindicar um direito seu, quando a empresa não dá a devida atenção ao seu problema, principalmente após você utilizar o SAC oficial da empresa e não obter resposta.
Para ajudar ainda mais o cliente consumidor, os sites oferecem gratuitamente um cadastro de empresas com estatísticas que ajudam os clientes a escolher em qual estabelecimento comprar ou adquirir um serviço. Isso ajuda a você não ter dor de cabeça no futuro.
Sendo assim, aprenda a reclamar e a buscar informações de empresas nos lugares certos, desta forma, seus dias serão melhores e a dor de cabeça menor.
Você já fez muitas reclamações? Você sabe reclamar e onde reclamar? Seus clientes reclamam muito?
Um grande abraço a todos!
Comentários