Você Aguenta Pressão?

Pressão

Com um mercado cada vez acirrado e competitivo, aumenta o peso da pressão em todos os setores, porém, as Centrais de Atendimento, é um dos departamentos que mais sofrem na pele esta pressão. As vezes esta pressão vem de forma excessiva e até exagerada, aumentando a tensão dentro das Centrais de Atendimento, chegando a deixar algumas pessoas doentes.

As pressões ocorrem por diversos motivos, mas os principais são: atingimento de metas, prazos apertadíssimos, a cobrança por resultados e a qualidade de atendimento, e este excesso de pressão, assombra empresas e profissionais.

Mesmo sendo uma realidade, onde para alguns profissionais esta pressão não assusta, o fato é que uma boa parte dos profissionais não consegue lidar bem com a pressão, com isso, os profissionais menos experientes, aqueles que estão pisando em uma Central de Atendimento pela primeira vez, são os mais propensos a sentir toda esta pressão e acabam ficando assustados e até desmotivados.

Claro que isso depende de cada profissional, mas pessoas mais experientes, que têm domínio da sua área de atuação, conseguem administrar melhor o tempo e se planejar de forma mais adequada para suportar este peso.

As empresas estão preparando seus profissionais para muitas coisas, mas não para enfrentar e administrar a pressão, e este despreparo, pode sair muito caro, arruinando uma equipe, alguns profissionais e até a empresa. Por isso, de acordo com os especialistas, quem está sofrendo com toda esta pressão, pode adotar algumas estratégias para tentar lidar de uma forma mais saudável com a temida, mas necessária pressão, pois a tendência é de mais pressão vindo por aí.

Seja transparente: Ficar em silêncio não vai ajudá-lo. Chame seu líder para um bate papo e exponha as suas preocupações e os motivos que estão te deixando sobrecarregado, mas antes, certifique-se que de fato, as metas estão além da sua capacidade e apresente uma sugestão plausível.

Defina as prioridades e negocie os prazos: Hoje em dia, tudo é para ontem, tudo é urgente e tudo é prioridade. Só de pensar nisso, já dá um “tic” nervoso, afinal o número de clientes aumenta e o seu quadro não aumenta na mesma proporção por exemplo. Sendo assim, negocie muito bem os prazos, como por exemplo, contratações, treinamentos, início de novos projetos e etc.. Normalmente as pessoas mais jovens e menos experientes, na ânsia de crescer mais rápido, aceitam os prazos impostos sem negociar, desta forma acabam ficando estressados e sobrecarregados, não entregando os resultados esperados.

Faça um cronograma: Após negociar metas e prazos, monte um cronograma, pois desta forma você vai conseguir gerenciar melhor o enorme número de informações, cumprir os prazos e bater as metas, lembre-se, organização e planejamento é tudo para se chegar aos resultados esperados, pois você se torna mais produtivo.

Converse com os outros: Saber as estratégias e ouvir a experiência de outras pessoas para lidar com a pressão é muito útil e ajuda bastante. Não tenha receio, medo ou vergonha, fale abertamente das suas dificuldades, peça ajuda. Discuta as metas com a sua equipe, deixe-os falar e sugerir também.

Desligue-se quando puder: A qualidade de vida é muito importante, não misture as coisas, no seu lazer, na companhia da família e dos amigos, evite pensar em trabalho, curta o momento. Tire férias, aproveite todos os momentos, isso ajuda a manter o equilíbrio e o bem estar.

Pratique um esporte: O esporte é um excelente fortalecedor da saúde, da mente e do equilíbrio, nunca deixe de praticar, seja qual for o esporte, o importante é fazer.

Você sabe lidar com a pressão? Está preparado para enfrentar a pressão do mercado? Sua equipe sabe trabalhar sobre pressão? Sua empresa prepara as pessoas para trabalhar sobre pressão? Você acha que a pressão é boa ou ruim?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *