Você Age como uma Abelha?

abelha

Hoje em dia, com o acúmulo de tarefas, reuniões e equipes mais numerosas, fica difícil para os líderes se manterem a par de tudo. Desta forma, o ideal é ter em sua equipe pessoas competentes que se reportem a você.

O trabalho do líder não é necessariamente saber de tudo, mas sim andar e estar próximo aos liderados visando melhorar o desempenho e aumentar o conhecimento no dia a dia.

Em seu livro, A Magia do atendimento, Lee Cockerell, ex-vice-presidente da Disney cita uma história sobre o fundador da Disney que lhe serviu de inspiração: “certa vez, em uma visita a Disneylândia, uma menininha perguntou ao Walt Disney se ele ainda desenhava o Mickey Mouse. Walt respondeu que não desenhava mais os personagens que criou. Ela então perguntou, se ele escrevia histórias. Walt respondeu que também não escrevia mais histórias. Na hora, a menina perplexa, perguntou o que ele fazia então. Walt, por sua vez, pensou por um momento e depois explicou”: “Sou como uma abelha que voa de flor em flor, levando um pouco de pólen aqui e um pouco de pólen acolá e assim acumulo todo o mel no favo”.

Naquele momento, com estas palavras, Walt estava dizendo que ele percorreria todas as instalações da Disney polinizando a imaginação de cada funcionário para ajudá-los a ser mais criativos e produtivos.

Esta é sem dúvida uma regra excelente vinda da Disney para os gestores que desejam melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa. Afinal, se você quer que seu negócio cresça dentro de um mercado altamente competitivo, é necessário garantir que as coisas se mantenham sempre melhorando, deixando o cliente cada vez mais satisfeito e surpreendido.

Quando você faz as coisas sozinho, você consegue muito pouco, mas se conseguir espalhar essa intenção positiva a toda sua equipe, você pode mover montanhas e atingir resultados bem superiores aos esperados. Walt Disney chamava isso de “plus it up”, referindo-se ao processo de melhora continua.

Imagine qual seria o nível de atendimento da sua empresa e/ou equipe, se todos os membros da sua “colmeia” tiver o hábito de coletar e espalhar as boas ideias para melhorar o desempenho.

Do mesmo jeito que a natureza estaria condenada sem as abelhas, ocupadas em polinizar as flores, as empresas estarão condenadas sem seus líderes polinizando a mente dos liderados e sem os liderados agindo da mesma maneira com seus parceiros de trabalho.

Você age como uma abelha? Você conhecia esta regra? Você acredita que agindo desta forma, o atendimento melhora de fato?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *