Você Aceita Críticas?

Crítica

Hoje em dia vivemos uma realidade onde as críticas aparecem com maiores proporções que os elogios, isso porque o elogio é elogio, já as críticas, aparecem de duas formas: as críticas construtivas, aquelas que têm como função fazer com que o criticado melhore, e as críticas destrutivas, aquelas que têm como função destruir a carreira ou a pessoa criticada.

Vamos falar aqui sobre as críticas no trabalho, que acontecem em alta proporção, independentemente do cargo que o profissional ocupa.

Quantos profissionais já não foram vítimas de críticas maldosas, feitas principalmente através de fofocas e tiveram suas carreiras manchada e/ou prejudicadas? O contrário também é verdadeiro, ou seja, muitos profissionais também conseguiram crescer e alavancar suas carreiras devido às críticas.

Ao analisar os dois tipos de críticas, perguntamos: Você aceita críticas? Está preparado para enfrentá-las?

A resposta é simples, a maioria das pessoas não aceitam as críticas por não estarem preparadas para recebê-las e filtrar o que é, e o que não é produtivo. Isso falta muito na maioria dos novos líderes que não são preparados para isso. O despreparo existe até para aceitar críticas construtivas.

A primeira coisa que os criticados fazem é se defender, na maioria das vezes procurando encontrar um culpado ou culpados. Quando recebemos a crítica, precisamos sentar e analisar friamente todos os pontos da questão, procurar conversar com outras pessoas, para ouvir delas, se as mesmas também percebem estas nossas falhas apontada por uma outra pessoa, em caso positivo, devemos então procurar melhorar este ponto criticado.

Outro ponto importante é não fazer um julgamento precipitado da pessoa que nos fez a crítica, pois boa parte destas pessoas querem ajudar e se está falando diretamente para você, esta atitude mostra o quanto ela está bem intencionada, pois se não tivesse, faria fofocas ou intrigas por trás de você.

O reconhecimento de nossos erros é outro ponto importante e que precisamos aceitar, afinal somos humanos e sujeitos a erros, o erro só se torna grave se foi feito de maneira proposital, aqueles com intenção clara de prejudicar alguém. Ninguém gosta de críticas, por isso procure fazer sempre as coisas com muita atenção, responsabilidade, comprometimento e foco, e se mesmo assim errar, aceite as críticas e a utilize para melhorias, afinal ninguém é perfeito, mas temos a obrigação de termos bom coração, sermos leais e responsáveis com as pessoas e empresas.

Por isso, saber receber críticas, aceitá-las e saber filtrar, são diferenciais e habilidades importantes e fundamentais para qualquer pessoa, principalmente para aquelas que possui um cargo de liderança. Isso com certeza, fará com que você seja não só um profissional melhor, mas uma pessoa bem melhor. Pensem nisso.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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