Visite Nossa Cozinha
Quantos de nós, ao visitar um restaurante, uma padaria, barzinhos e etc., já lemos esta frase (Visite nossa Cozinha). Muitos jamais chegaram perto, e muito menos entraram na cozinha para visitar e ver o que é feito e como são feitas as refeições. Isso é sem dúvida um dos fatores de atendimento, ou seja, mostrar aos seus clientes a sua cozinha, passando com isso mais segurança.
Mas esta preocupação é apenas uma parte de um todo dentro destes estabelecimentos. O atendimento prestado pelos atendentes ou garçons é uma outra parte fundamental, isso cativa as pessoas ao ser bem atendidas de fato, fazendo com que elas voltem sempre, basta ouvir o que os turistas da copa do mundo saíram falando sobre nosso atendimento (nossa hospitalidade).
A qualidade dos produtos utilizados nas refeições, sucos, sobremesas, pães e etc., é outro fator de atendimento. O uniforme dos colaboradores é também um fator de atendimento, principalmente ao demostrar limpeza e organização.
Outro fator de atendimento que é tão importante quanto os outros, são os colaboradores com barba bem feita, cabelos bem cortados e/ou penteados, mulheres com cabelo preso, maquiagem muito leve, isso passa uma imagem de limpeza e respeito aos clientes e a si próprio.
Tudo muito bem, tudo correto e de acordo com as necessidades do cliente, certo? Errado. A maioria destes estabelecimentos pecam fortemente em um fator de atendimento tão importante como os outros, e que tira a credibilidade da cozinha que você faz questão de mostrar. Sabem de quem estou falando? Pois é, ele mesmo, o banheiro.
A grande maioria não dá a devida importância para a limpeza dos banheiros, chão sujo, molhado, falta papel higiênico, papel tolha, sabonete, e ainda para ajudar tem estabelecimentos que tem aquelas máquinas de secar a mão, que na sua maioria não secam nada, você perde um tempão ali, a água fica caindo no chão, gasta luz e nada de secar, você acaba tendo que pegar um papel para secar.
Dentro não só destes estabelecimentos, mas das empresas como um todo, você precisa estar atento a todos estes fatores de atendimento, limpeza é um fator de atendimento fundamental para se passar credibilidade também.
Imagine um cliente visitando sua empresa, você o coloca em uma bela sala de espera, serve café, alguns biscoitos, ou ainda lhe dá chocolates ou pão de mel, mas quando ele pede para ir ao banheiro, encontra ali uma falta de higiene enorme. Qual a impressão que você acha que este cliente vai levar da sua empresa? Ele vai lembrar-se do cafezinho delicioso, dos biscoitos fresquinhos ou do banheiro sujo?
Ao prestar consultoria para alguns estabelecimentos me deparei com este tipo de problema e a desculpa era sempre a mesma: “nós limpamos, mas o cliente não conserva o lugar limpo, ele entra e suja tudo”.
Devemos imaginar que temos clientes e clientes, a maioria muito higiênicos, mas temos uma minoria que não são tão higiênicos assim. Por isso, é necessário manter os olhos abertos e um colaborador visitando o local com frequência para mantê-lo sempre limpo, higienizado e perfumado, sem faltar nada. Isso é uma forma de você demonstrar preocupação e respeito com o bem estar do seu cliente.
Você já visitou empresas e/ou estabelecimento e teve este tipo de problema nos banheiros? Você acha que é dada a devida importância para este tipo de limpeza? Você volta a um lugar que o/a recebe com banheiro sujo?
Um grande abraço a todos!
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