Vestir a camisa da empresa ou do cliente?

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Ouço há muito tempo que o funcionário deve vestir a camisa da empresa, depois de certo tempo, passei a ouvir que o funcionário não deve vestir a camisa da empresa, mas sim a camisa do cliente, pois é ele quem paga o seu salário.

Vejo esta questão de uma forma totalmente diferente, pois acredito que o funcionário deve vestir as duas camisas, tanto a da empresa, como a do cliente, pois o correto em uma relação cliente e empresa, é que ambas as partes ganhem e fiquem satisfeitas.

Quando o funcionário veste a camisa da empresa, significa se comprometer com a mesma, prestar o melhor atendimento, preservar e melhorar a imagem da empresa, exercer sua função de forma correta, clara e transparente, respeitar hierarquia, normas, procedimentos, colegas de trabalho, não chegar atrasado, não faltar por qualquer coisa, pois quando somos contratados por uma empresa, na verdade estamos recebendo uma procuração para agir em nome dela, sendo assim, o funcionário é a empresa, sendo ele a empresa, ele é o representante legal que atende o cliente, desta forma ele não pode deixar de vestir a camisa da empresa.

Já quando o funcionário veste a camisa do cliente, ele é o representante do mesmo para solucionar problemas, agilizar processos, atender da melhor forma possível, buscar soluções, enfim, tornar a vida do cliente mais fácil dentro da empresa para que ele seja bem atendido e tenha uma imagem positiva da mesma e de seus funcionários. Este funcionário é responsável por “brigar” pelo cliente, defender o mesmo se a empresa estiver agindo de uma forma que o prejudique, podendo inclusive, solicitar alteração de algumas normas, de alguns procedimentos e de alguns processos, dentro dos caminhos corretos da empresa, pois o mercado é dinâmico, com isso, as regras, as normas, os processos e os procedimentos mudam rapidamente, e se a empresa não acompanhar estas mudanças, ficará para trás, ou ainda pior, fora do mercado.

Olhando então para a realidade do mercado, que está cada vez mais concorrido e competitivo, as empresas que querem ter sucesso e crescer cada vez mais, precisam ter em seus quadros de funcionários, pessoas que vistam as duas camisas, a da empresa e a do cliente, pois desta forma ele consegue ser o mediador da relação, deixando com isso, a relação consumidor x empresa, leve, clara e transparente, assim todos saem ganhando, cliente que é bem atendido, que tem suas necessidades atendidas, problemas solucionados ou até mesmo que passam a não ter problemas, pois o funcionário que veste as duas camisas, pode se antecipar ao problema de forma mais rápida, e a empresa que tem o funcionário vestindo a sua camisa, tem um verdadeiro guardião, ficando tranquila sabendo que estes funcionários defenderão os interesses de ambos os lados, visando satisfação do cliente, aumento de faturamento da empresa e consecutivamente aumento dos salários.

Por isso devemos pensar bem nesta questão, e entender a importância dos funcionários vestir de fato as duas camisas, afinal não existe empresa sem clientes, mas também sabemos que os clientes precisam das empresas para adquirir seus produtos e ter acesso aos serviços, sendo assim a questão é saber se a sua empresa quer ser uma destas empresas que os clientes procuram, se a resposta for sim, entregue aos funcionários as duas camisas.

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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