Um Grande Exemplo! Mistura de Gerações

idosos-trabalhando

No dia 04/09, o programa Fantástico apresentou uma matéria surpreendente e muito positiva, que nos fez acreditar de fato que podemos viver em um mundo sem preconceitos, e que a idade não é um empecilho para contratar um colaborador.

Uma empresa de propaganda da cidade de Curitiba (PR) chamou a atenção após colocar na internet um anúncio maravilhoso e acima de tudo desafiador de emprego, ou seja, uma vaga de recepcionista para candidatas com, no mínimo, 60 anos e aposentadas.

O objetivo da empresa era encontrar uma funcionária aposentada por ser considerada mais paciente e comprometida, além de ter experiência, fato este, muito significativo, principalmente nos dias atuais. A agência oferecia salário de R$ 1.200, coparticipação no plano de saúde, plano odontológico integral, vale refeição e vale transporte.

A vaga atraiu mais de 1.700 mulheres de cinco estados, e a agência separou 500 currículos para analisar. Segundo dados do IBGE, temos no Brasil cerca de 220 mil idosos que estão em busca de trabalho, e a taxa de desemprego entre pessoas acima de 60 anos aumentou 60% nos últimos quatro anos.

O programa fez questão de acompanhar o processo de seleção da vaga de recepcionista para mostrar quem são essas aposentadas brasileiras que estão em busca de um novo emprego. No final, ficaram para a disputa somente três candidatas, onde finalmente foi escolhida a candidata Ivone Sebben, de 62 anos.

Mais do que qualquer coisa, a matéria nos mostrou o quanto os idosos brasileiros estão se preparando cada vez mais para disputar qualquer vaga de emprego, que venha a ser colocada a disposição, e que o fator idade, só serve como referência para uma única coisa, ou seja, o quanto a experiência e o conhecimento dessas pessoas é sem dúvida, fundamental para o sucesso das empresas e das pessoas que estão começando, pois precisam ganhar experiência e conhecimento, não só técnico, mas principalmente no quesito relacionamento.

Esta empresa de Curitiba, deu sem dúvida, um passo muito importante e passou um grande exemplo para as outras empresas, principalmente em um momento onde o país passa por um processo de mudança na Previdência, e que vai ao que parece, aumentar a idade para o trabalhador se aposentar, sendo assim, para isso acontecer, as empresas vão envelhecer um pouco mais, ganhando sem dúvida, qualidade e experiência, pois será normal as empresas contratarem pessoas com idade mais avançada.

Esperamos agora, que as políticas do Governo, tragam também incentivos para que as empresas possam contratar essas pessoas que são muito importantes para o desenvolvimento do país, das empresas e dos jovens que vem chegando no mercado de trabalho. É exatamente como sempre digo, esta mistura de gerações é sadia, necessária e altamente benéfico para todos.

Na sua empresa, existem trabalhadores acima de 50 anos trabalhando? Como é para você mais jovem, trabalhar ao lado de uma pessoa experiente, que já viveu diversas situações? Você também acredita que esta mistura de gerações é benéfica para todos?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *