Um grande desafio: pessoas que levam tudo para o lado pessoal

Revolta

Um dos grandes desafios para as empresas hoje em dia são os colaboradores que levam tudo para o lado pessoal, pessoas que bastam receber algum tipo de crítica referente ao trabalho desempenhado e pronto, tudo é motivo de rejeição, de reclamação, chegando inclusive a dizer que são perseguidas porque não gostam delas.

Como sabemos que ninguém é perfeito, se faz mais que necessário, que alguém nos corrija nos momentos mais delicados, onde as coisas não andam corretamente, para isso, precisamos ter líderes e colaboradores muito bem preparados, pois a conversa e a atitude são fundamentais para resolver ou pelo menos minimizar este problema.

Quando os colaboradores levam tudo para o lado pessoal, entendem tudo que se fala como segundas intenções, como indiretas, como ofensas dissimuladas, como crítica pessoal, isso acaba criando um grande obstáculo para o bom relacionamento nas empresas.

Certa vez montamos uma central de call center, mas que ainda não possuía o sistema de gravação das ligações, passado um tempo, até por uma exigência de lei, instalamos o sistema de gravação, quando souberam, a grande maioria dos colaboradores entraram em pânico, pois diziam que isso foi criado para os mandarem embora. Conversei com todos, mostrando e explicando a importância das gravações, que não era uma ferramenta punitiva, mas uma forma de qualificar as pessoas e preservar o emprego de todos, dando mais segurança e tranquilidade no atendimento para todas as partes envolvidas, empresas, colaboradores e clientes. Com o passar do tempo, todos ficaram a vontade e entenderam a importância desta mudança, facilitando também o feedback, pois neste momento se discute e corrige o que está na gravação, ou seja, o fato, erro ou problema, não a pessoa que cometeu o erro.

Em caso de erro, a correção deve ser feita de uma forma reservada, a pessoa deve ser chamada sem alarde em um local reservado, e lá esclarecido o problema e feita a correção, sempre com foco no problema, nunca na pessoa, não podemos confundir “o pecado com o pecador”. Um erro cometido pode ou não ser reparado, mas não passa de um erro. O que não podemos confundir é o erro com a pessoa que o cometeu.

As pessoas precisam entender que se ninguém as corrigir, elas nunca vão melhorar, elas precisam se abrir, reconhecer seus erros, isso não é ruim para ninguém, pois todos erram, e reconhecer estes erros é um grande passo para se tornar uma pessoa e um profissional melhor.

Agindo desta forma, fica bom para todos, pois o clima fica leve, as pessoas se entendem, se relacionam melhor, clientes são melhores atendidos e as pessoas passam a se respeitar mais. Saber separar “o pecado do pecador” é fundamental para o desenvolvimento das pessoas na vida pessoal e profissional, quem deve “brigar” são as ideias e não as pessoas, as pessoas devem se harmonizar.

Você é uma pessoa que leva tudo para o lado pessoal? Se a resposta for sim, mude, ainda dá tempo.

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *