Um grande desafio: pessoas que levam tudo para o lado pessoal
Um dos grandes desafios para as empresas hoje em dia são os colaboradores que levam tudo para o lado pessoal, pessoas que bastam receber algum tipo de crítica referente ao trabalho desempenhado e pronto, tudo é motivo de rejeição, de reclamação, chegando inclusive a dizer que são perseguidas porque não gostam delas.
Como sabemos que ninguém é perfeito, se faz mais que necessário, que alguém nos corrija nos momentos mais delicados, onde as coisas não andam corretamente, para isso, precisamos ter líderes e colaboradores muito bem preparados, pois a conversa e a atitude são fundamentais para resolver ou pelo menos minimizar este problema.
Quando os colaboradores levam tudo para o lado pessoal, entendem tudo que se fala como segundas intenções, como indiretas, como ofensas dissimuladas, como crítica pessoal, isso acaba criando um grande obstáculo para o bom relacionamento nas empresas.
Certa vez montamos uma central de call center, mas que ainda não possuía o sistema de gravação das ligações, passado um tempo, até por uma exigência de lei, instalamos o sistema de gravação, quando souberam, a grande maioria dos colaboradores entraram em pânico, pois diziam que isso foi criado para os mandarem embora. Conversei com todos, mostrando e explicando a importância das gravações, que não era uma ferramenta punitiva, mas uma forma de qualificar as pessoas e preservar o emprego de todos, dando mais segurança e tranquilidade no atendimento para todas as partes envolvidas, empresas, colaboradores e clientes. Com o passar do tempo, todos ficaram a vontade e entenderam a importância desta mudança, facilitando também o feedback, pois neste momento se discute e corrige o que está na gravação, ou seja, o fato, erro ou problema, não a pessoa que cometeu o erro.
Em caso de erro, a correção deve ser feita de uma forma reservada, a pessoa deve ser chamada sem alarde em um local reservado, e lá esclarecido o problema e feita a correção, sempre com foco no problema, nunca na pessoa, não podemos confundir “o pecado com o pecador”. Um erro cometido pode ou não ser reparado, mas não passa de um erro. O que não podemos confundir é o erro com a pessoa que o cometeu.
As pessoas precisam entender que se ninguém as corrigir, elas nunca vão melhorar, elas precisam se abrir, reconhecer seus erros, isso não é ruim para ninguém, pois todos erram, e reconhecer estes erros é um grande passo para se tornar uma pessoa e um profissional melhor.
Agindo desta forma, fica bom para todos, pois o clima fica leve, as pessoas se entendem, se relacionam melhor, clientes são melhores atendidos e as pessoas passam a se respeitar mais. Saber separar “o pecado do pecador” é fundamental para o desenvolvimento das pessoas na vida pessoal e profissional, quem deve “brigar” são as ideias e não as pessoas, as pessoas devem se harmonizar.
Você é uma pessoa que leva tudo para o lado pessoal? Se a resposta for sim, mude, ainda dá tempo.
Um grande abraço a todos.
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