Treino é treino e jogo é jogo. Isso significa, baixo desempenho.
A muito tempo ouço falar que treino é treino e jogo é jogo, frase errada e porque não dizer totalmente absurda, mas infelizmente é muito divulgada, passando uma imagem de como se fossem duas coisas totalmente diferentes, porém, o que mais me espanta, são as pessoas acreditarem nisso e achar que está certo, ou que é normal.
Quando você fala que treino é treino e jogo é jogo, você coloca como sendo duas coisas diferentes e independentes, desqualificando a importância do treinamento, que fica sendo visto como uma forma de lazer, algo que não há necessidade, ou ainda, uma forma de relaxamento, pois o importante é o jogo.
Por isso, vejo principalmente no meio o futebol, muitas desculpas após uma derrota, como por exemplo, o time adversário veio muito fechado e dificultou nosso trabalho, jogar na casa do adversário é complicado, tivemos que mudar o jeito de jogar e não nos adaptamos, e por aí vão as desculpas.
O pior de tudo é que no campo corporativo estamos indo para o mesmo caminho, muitos executivos acham que treinamento é perda de tempo, que não tem tanta necessidade, que são muitas horas “perdidas” com treinamento, o pessoal fica parado, que é um investimento desnecessário, que as pessoas aprendem por si próprias, e ainda dizem, na hora do trabalho é diferente, o treinamento não ajuda tanto, dá apenas uma noção, logo, não atinge todas as necessidades, afinal treino é treino e jogo é jogo.
Eu sempre acreditei e vou continuar acreditando que a frase correta é: treino é jogo e jogo é treino, pois no treino você simula e treina todas as prováveis situações que vão acontecer no jogo, ali você arrisca, fala, dá sugestões, faz críticas, cria novas formas de jogar, de agir, de se colocar, faz mudanças, ou seja, você vai suar muito, para que no momento do jogo, no “campo de batalha”, você tenha menos problemas e se desgaste menos, por isso digo que treino é jogo, pois ali você está criando as formas de vencer o desafio, formas estas que serão aplicadas no jogo, e por isso que também digo, que jogo é treino, pois ali, você vai aplicar tudo que treinou, todas as alternativas, pois ali, você vai mostrar se de fato o treinamento foi produtivo, se valeu a pena, se você trabalhou direito, para no final não dar desculpas.
Devido a tudo isso, não sei como Diretores ou Presidentes de clubes, aceita algumas respostas de técnicos ou treinadores de futebol, respostas estas que demonstram falta de treinamento, falta de conhecimento do adversário e de alternativas para conquistar um resultado positivo. Quantas vezes você assiste a um jogo de futebol onde o time comete alguns erros e depois de uma semana, ao assistir um novo jogo desta equipe novamente, os mesmos erros continuam acontecendo. Isso ocorre porque treino é treino e jogo é jogo, ou seja, você não treina a correção dos erros, não estuda os erros, não busca alternativas, não estuda o adversário, porque aí já seria treino é jogo e jogo é treino.
Quantos clientes hoje em dia reclamam do mau atendimento, da falta de respostas, da demora das respostas, da falta de comprometimento, da demora em atender, da falta de respeito, mas no final, o culpado é sempre o atendente, ele acaba pagando pela falta de treinamento, pela falta de qualificação, pela incompetência dos líderes, pela falta e pela perda de credibilidade da empresa, isso apenas porque ele não foi bem treinado, ou melhor, que ele continua não sendo treinado, sem reciclagens, sem novas informações, sem atualizações.
Infelizmente eu mesmo já presenciei um Diretor entrando na sala de treinamento e ordenando para eu acabar com o treinamento, pois as pessoas estavam perdendo tempo ali, e elas precisavam atender, como se atender sem a informação correta ia resolver o problema, muito pelo contrário, os problemas iam aumentar, gerar retrabalho, insatisfação com a empresa, com a marca, perda de credibilidade, isso são apenas alguns itens negativos que são causados pela falta de treinamento ou por um treinamento mal feito. Por exemplo, você não consegue treinar um funcionário para trabalhar em uma central de atendimento (SAC) de cartão de crédito, com vários cartões, em 3 horas, quem falar que é possível, está dentro da política treino é treino e jogo é jogo, ou seja, não tem a mínima noção do que é de fato um treinamento.
Vejamos novamente o exemplo do vôlei e também do tênis. Dependendo do momento, a seleção de vôlei ou mesmo um clube, treina pela manhã e joga a noite, treino que na maioria das vezes são corretivos, ou seja, corrigir o que estava errado na partida anterior, apenas isso. Quantas vezes não assistimos em um jogo de vôlei que uma equipe foi mal no bloqueio, e na partida seguinte o bloqueio funciona muito bem, isto é o chamado treino é jogo e jogo é treino. No tênis acontece a mesma coisa, muitos tenistas treinam pela manhã e jogam no final da tarde ou a noite. Será que eles estão errados? Vejam os resultados do vôlei, vejam a evolução do vôlei jogo a jogo. Vejam os resultados de tenistas como Rafael Nadal, Roger Federer e Novak Djokovic, por exemplo, os resultados do nosso Gustavo Kuerten (Guga), tudo a base de muito treinamento, a base do treino é jogo e jogo é treino. Uma vez o Bernardinho, nosso treinador da seleção masculina de vôlei, também muito vitoriosa, disse com muita propriedade: “Não a nada que me tire mais do sério do que um treinamento mal feito, ou seja, um dia desperdiçado, um dia sem qualidade”.
Olhando agora para a sua realidade e a realidade da sua empresa, você acha correto que treino é treino e jogo é jogo? Ou está do lado da qualidade, da melhoria contínua, do aprendizado, onde treino é jogo e jogo é treino?
Pode parecer simples, mas não é, é muito mais que uma troca de lugar das palavras, é uma troca de atitude, uma busca por melhores resultados através de treinamentos bem executados, que façam a diferença no jogo, no mercado, na vida. Pensem nisso.
Muito Obrigado.
Um grande abraço a todos.
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