Time que está Ganhando não se Mexe?

time

Esta frase, muito ouvida no futebol, passou também a ser ouvida nas empresas. Afinal, a máxima, time que está ganhando não se mexe é correta?

Se você fizer esta pergunta a vários profissionais, vai perceber certo equilíbrio nas respostas, porém, com argumentações bem diferenciadas.

Formar um time vencedor dentro de um mercado corporativo tão concorrido, não é uma tarefa fácil para as empresas e seus líderes. Existe a necessidade de se fazer um trabalho interno árduo de formação de talentos, e estar de olho no mercado para tentar contratar profissionais que se encaixe no perfil do time.

Acredito que esta pergunta só tem uma resposta, sim, se mexe. Quando a empresa consegue formar o “time dos sonhos”, ou seja, aquele time que trabalha por “música” e entrega os resultados que a empresa precisa, chegando em algumas vezes até superar as expectativas, você deve continuar olhando para frente na busca do fortalecimento deste time.

O difícil não é chegar ao topo, mas se manter lá. Quando uma empresa chega ao topo, aumenta sua visibilidade, ela vira referência e passa a ser perseguida por seus concorrentes. Quando isso acontece, a empresa precisa fortalecer seu time, suas estratégias, se inovar a cada momento, sendo assim, este time pode e precisa sofrer alterações, sempre na busca de melhorar o que parece estar perfeito.

Os líderes tem um papel fundamental neste momento, pois precisam avaliar os times frequentemente e fazer os ajustes necessários, evitando que estes times percam o foco por se empolgar com as vitórias e esquecer os objetivos do presente e do futuro, não existe vitória contínua, existe luta e mudança contínua.

É preciso também saber administrar egos, pois em um time vencedor isso pode acontecer e acabar estragando o ambiente e o ritmo do trabalho. Estar de olhos bem abertos no mercado e nos talentos internos para reforçar a equipe é fundamental e necessário, o objetivo não é ter um time competitivo, mas ter sempre um time competitivo, para isso acontecer, existe a necessidade de se mexer no time que está ganhando para continuar ganhando, e ser respeitado como um time vencedor.

Tenham sempre nas suas equipes, vagas para novos talentos e profissionais vencedores e realizadores, mesmo que seu time seja vencedor, sempre haverá vaga para quem acrescenta algo e faz a diferença.

Seu time é vencedor? Você mexe em time que está ganhando? Sua empresa mexe em time que está ganhando? Você concorda com a nossa opinião? Seja um vencedor sempre.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *