Terceira Idade Conectada
Ao contrário do que a grande maioria imagina, o público da terceira idade está invadindo a internet no Brasil e quebrando o tabu de fazer compras no mundo virtual, além disso, prova para muita gente, que este, é um público super conectado, e que sabe lidar muito bem com a tecnologia.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e publicado pelo Jornal o Globo, revelou que 5,2 milhões de pessoas com mais de 60 anos já utilizam regularmente a internet no Brasil. Este é um número altamente significativo, pois em apenas oito anos, houve um salto de 940%, o que equivale a 4,8 milhões de novos usuários. O consumidor mais maduro já movimenta hoje R$ 15,6 bilhões em compras on-line, ou seja, números fantásticos e que acende a luz de alerta para as grandes empresas.
Não tem como negar e muito menos usar de preconceito, pois a internet definitivamente passou a influenciar os hábitos de consumo do público da terceira idade, e a tendência é que este número aumente ainda mais, pois este público usará a rede para se informar, participar de redes sociais e fazer ainda mais compras, sendo assim, é fundamental que as empresas melhorem ainda mais o seu atendimento e serviços prestados em suas lojas de e-commerce, pois o público da terceira idade trará um aumento significativo no faturamento das mesmas, porém, a compra pela internet é aberta e sem distâncias a percorrer, com isso, pesquisar concorrentes é muito fácil, desta forma, as empresas precisam melhorar cada vez mais, pois a perda da fidelidade está a um click.
Ainda segundo a pesquisa, o público da terceira idade prefere fazer as compras pelo notebook em lugar do celular, mas é grande a tendência do público usar os smartphones, principalmente para se informar e participar das redes sociais. Isso passa também, a ser importante para as empresas fabricantes de notebooks e smartphones, além das operadoras de celular, enfim, temos um público novo crescendo cada vez mais.
Fica aqui o recado para as empresas que procuram crescer e encontrar novos públicos, vale uma grande atenção e revisão de processos, pois o público da terceira idade é um público já enorme e que continua em franco crescimento, porém, é um público muito exigente, por isso, o atendimento, a facilidade de acesso as informações, o processo de navegação, a segurança e a questão preço precisam ser revisados e ajustados com urgência, caso contrário, sua empresa perde este mercado importantíssimo para o concorrente.
Além de tudo isso, informamos ainda que o tíquete médio gasto nos sites pelo consumidor com mais de 50 anos é de R$ 411,00 contra R$ 388,00 da média de todas as idades, este é outro dado importante da pesquisa para todos nós refletirmos. Engana-se muito as pessoas que acham que o público mais maduro não gosta ou não sabe mexer com a internet, cuidado, este preconceito, somado a falta de conhecimento, pode levar a sua empresa ao fracasso.
Um Grande Abraço a Todos!
Comentários