Terceira Idade Conectada

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Ao contrário do que a grande maioria imagina, o público da terceira idade está invadindo a internet no Brasil e quebrando o tabu de fazer compras no mundo virtual, além disso, prova para muita gente, que este, é um público super conectado, e que sabe lidar muito bem com a tecnologia.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e publicado pelo  Jornal o Globo, revelou que 5,2 milhões de pessoas com mais de 60 anos já utilizam regularmente a internet no Brasil. Este é um número altamente significativo, pois em apenas oito anos, houve um salto de 940%, o que equivale a 4,8 milhões de novos usuários. O consumidor mais maduro já movimenta hoje R$ 15,6 bilhões em compras on-line, ou seja, números fantásticos e que acende a luz de alerta para as grandes empresas.

Não tem como negar e muito menos usar de preconceito, pois a internet definitivamente passou a influenciar os hábitos de consumo do público da terceira idade, e a tendência é que este número aumente ainda mais, pois este público usará a rede para se informar, participar de redes sociais e fazer ainda mais compras, sendo assim, é fundamental que as empresas melhorem ainda mais o seu atendimento e serviços prestados em suas lojas de e-commerce, pois o público da terceira idade trará um aumento significativo no faturamento das mesmas, porém, a compra pela internet é aberta e sem distâncias a percorrer, com isso, pesquisar concorrentes é muito fácil, desta forma, as empresas precisam melhorar cada vez mais, pois a perda da fidelidade está a um click.

Ainda segundo a pesquisa, o público da terceira idade prefere fazer as compras pelo notebook em lugar do celular, mas é grande a tendência do público usar os smartphones, principalmente para se informar e participar das redes sociais. Isso passa também, a ser importante para as empresas fabricantes de notebooks e smartphones, além das operadoras de celular, enfim, temos um público novo crescendo cada vez mais.

Fica aqui o recado para as empresas que procuram crescer e encontrar novos públicos, vale uma grande atenção e revisão de processos, pois o público da terceira idade é um público já enorme e que continua em franco crescimento, porém, é um público muito exigente, por isso, o atendimento, a facilidade de acesso as informações, o processo de navegação, a segurança e a questão preço precisam ser revisados e ajustados com urgência, caso contrário, sua empresa perde este mercado importantíssimo para o concorrente.

Além de tudo isso, informamos ainda que o tíquete médio gasto nos sites pelo consumidor com mais de 50 anos é de R$ 411,00 contra R$ 388,00 da média de todas as idades, este é outro dado importante da pesquisa para todos nós refletirmos. Engana-se muito as pessoas que acham que o público mais maduro não gosta ou não sabe mexer com a internet, cuidado, este preconceito, somado a falta de conhecimento, pode levar a sua empresa ao fracasso.

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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