Tecnologia sem Planejamento! Cuidado!!! Sua Empresa vai Quebrar

Faz muito tempo que ouvimos falar que a tecnologia vai melhorar muitas coisas dentro das empresas, e que uma das principais é a diminuição de custos, e realmente é o que temos visto.

Mas existe um grande porém nesta conversa, a preocupação com o exagero. Tudo na vida em excesso, não é “saudável”, tem que ser na medida certa, nem mais e nem menos.

Quando o assunto é custo, a primeira coisa que vem na cabeça de todos é a demissão de pessoas. O mundo vem criando a anos, invenções para substituir o ser humano no trabalho, são robôs, atendimentos eletrônicos, aplicativos, inteligência artificial e etc., ou seja, o espaço das pessoas está ficando cada vez mais escasso dentro das empresas.

Só que é necessário muita calma neste momento, e como dissemos acima, controlar os excessos, pois cortar um número grande de pessoas, fato que já vem acontecendo e que deve aumentar nos próximos anos, pode, e com certeza será, um tiro no pé das empresas e quem sabe da humanidade.

Devido a grande preocupação de economizar, diminuir custos e dizer que o atendimento será melhor com as novas tecnologias, sem a necessidade humana, já temos, e iremos ter um número ainda maior de desempregados. Engana-se quem acha que este grande número de desempregados hoje no país é culpa única e exclusivamente da crise que estamos vivendo, isso já é uma boa parte do reflexo da tecnologia substituindo as pessoas no trabalho.

Vai chegar um momento, e se prestar atenção ele já chegou para alguns segmentos, onde as empresas não terão mais para quem vender os seus produtos e/ou serviços, pois as pessoas não terão dinheiro para comprar, afinal, estão desempregadas pela tecnologia em excesso, e que em algumas situações foram colocadas sem o devido planejamento.

É muito simples a conta. Se todas as empresas reduzirem o número de pessoas para economizar e cortar custos, colocando nos seus lugares tecnologia, é óbvio que as pessoas não terão campo de trabalho, causando um grande colapso no mercado, produtos encalhados, serviços sem procura e etc., tudo pode ser de grande qualidade, mas não haverá pessoas para comprar, pois elas não têm como pagar, falta emprego para se ganhar o dinheiro.

O momento é mais que oportuno para refletirmos sobre isso, pois o fato de ter uma crise enorme no país esconde este grande problema, que não é exclusivo do Brasil, mas tem crescido por aqui de uma forma rápida, assustadora e em vários casos descontrolada, sem o mínimo planejamento. Esta economia de hoje, será com certeza no futuro, que não está tão distante, o caos para todos se não for remodelada.

Vamos imaginar que não tivesse crise no Brasil hoje. Você acredita que todas as pessoas que estão desempregadas, ou pelo menos 60% delas, estariam empregadas? Pensem agora antes que seja muito tarde.

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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