Tecnologia sem Planejamento! Cuidado!!! Sua Empresa vai Quebrar
Faz muito tempo que ouvimos falar que a tecnologia vai melhorar muitas coisas dentro das empresas, e que uma das principais é a diminuição de custos, e realmente é o que temos visto.
Mas existe um grande porém nesta conversa, a preocupação com o exagero. Tudo na vida em excesso, não é “saudável”, tem que ser na medida certa, nem mais e nem menos.
Quando o assunto é custo, a primeira coisa que vem na cabeça de todos é a demissão de pessoas. O mundo vem criando a anos, invenções para substituir o ser humano no trabalho, são robôs, atendimentos eletrônicos, aplicativos, inteligência artificial e etc., ou seja, o espaço das pessoas está ficando cada vez mais escasso dentro das empresas.
Só que é necessário muita calma neste momento, e como dissemos acima, controlar os excessos, pois cortar um número grande de pessoas, fato que já vem acontecendo e que deve aumentar nos próximos anos, pode, e com certeza será, um tiro no pé das empresas e quem sabe da humanidade.
Devido a grande preocupação de economizar, diminuir custos e dizer que o atendimento será melhor com as novas tecnologias, sem a necessidade humana, já temos, e iremos ter um número ainda maior de desempregados. Engana-se quem acha que este grande número de desempregados hoje no país é culpa única e exclusivamente da crise que estamos vivendo, isso já é uma boa parte do reflexo da tecnologia substituindo as pessoas no trabalho.
Vai chegar um momento, e se prestar atenção ele já chegou para alguns segmentos, onde as empresas não terão mais para quem vender os seus produtos e/ou serviços, pois as pessoas não terão dinheiro para comprar, afinal, estão desempregadas pela tecnologia em excesso, e que em algumas situações foram colocadas sem o devido planejamento.
É muito simples a conta. Se todas as empresas reduzirem o número de pessoas para economizar e cortar custos, colocando nos seus lugares tecnologia, é óbvio que as pessoas não terão campo de trabalho, causando um grande colapso no mercado, produtos encalhados, serviços sem procura e etc., tudo pode ser de grande qualidade, mas não haverá pessoas para comprar, pois elas não têm como pagar, falta emprego para se ganhar o dinheiro.
O momento é mais que oportuno para refletirmos sobre isso, pois o fato de ter uma crise enorme no país esconde este grande problema, que não é exclusivo do Brasil, mas tem crescido por aqui de uma forma rápida, assustadora e em vários casos descontrolada, sem o mínimo planejamento. Esta economia de hoje, será com certeza no futuro, que não está tão distante, o caos para todos se não for remodelada.
Vamos imaginar que não tivesse crise no Brasil hoje. Você acredita que todas as pessoas que estão desempregadas, ou pelo menos 60% delas, estariam empregadas? Pensem agora antes que seja muito tarde.
Um Grande Abraço a Todos!
Comentários