Tarefas de um Líder!

Tarefas de um líder

Ser líder não é uma tarefa fácil, muito menos ser exercida por qualquer um, uns nascem líder, outros desenvolvem esta liderança no decorrer da vida.

Lideres tem muitas tarefas, inúmeras responsabilidades e são cobrados a todo o momento por melhores resultados, por isso, não pode existir líder mal preparado. Um líder despreparado é um desastre para a equipe, para a empresa e para ele mesmo.

Os líderes inteligentes sabem que, tanto nos esportes como nos negócios, quem não passa a bola acaba prejudicando a equipe, a empresa, os clientes.

Desta forma, os líderes necessitam executar algumas tarefas para ter uma equipe forte, equilibrada, motivada e vencedora. Mas quais são estas tarefas? Como executá-las?

Primeira Tarefa: Líderes devem promover a sinceridade, o otimismo e o entusiasmo. Líder que não é sincero com a equipe, que não passa confiança, que não “abraça” a equipe, que não olha no olho do liderado, e não segue junto a ela, que não acredita nas vitórias, na equipe que tem , nas pessoas e não se entusiasma para atingir os objetivos, buscar melhores resultados e contagiar a equipe, está fora do mercado como líder, pode tentar qualquer outro cargo, menos os de liderança.

Segunda Tarefa: Proibir o pessimismo e o sarcasmo. Líder que deixa o ambiente ficar carregado, onde predomina a baixa estima, a falta de vontade para ganhar, que não coíbe de forma produtiva as brincadeiras de mal gosto com outros colaboradores e aceita piadas sem graça sobre a fragilidade da equipe em buscar e conseguir os resultados, também não pode ser chamado e muito menos reconhecido como líder.

Terceira Tarefa: Reconhecer o valor de um elogio sincero. Líder precisa saber aplicar feedback, saber que os colaboradores gostam de receber elogios verdadeiros, gostam de saber se o trabalho está correto, saber como podem melhorar e produzir mais com qualidade. O líder precisa estar no meio do grupo, liderando de fato as pessoas, comunicando, levando informações.

Quarta Tarefa: Quando discordar, não instaurar um clima de discórdia. O líder também precisa saber receber feedback, respeitar a opinião e as ideias dos outros colaboradores. Se a sua ideia não for a melhor, ele não deve ficar criando problemas entre os colaboradores, criando inimizades e clima tenso, abrindo espaços para fofocas.

Quinta Tarefa: Certificar-se de que cada pessoa entenda o seu papel na construção do sucesso do time. Conforme nos ensinou Reinaldo Passadori em sua entrevista ao nosso Blog, o líder precisa saber se comunicar para se fazer entender. As regras do jogo e as responsabilidade de cada função precisam ficar muito bem claras para todos. Os colaboradores precisam saber a importância e o papel que cada um tem dentro da equipe na busca dos melhores resultados. O que fazer. Como fazer. Porque fazer. Precisa estar claro para todos.

Você concorda com estas tarefas? Você acrescentaria mais alguma tarefa? Os líderes da sua empresa agem desta forma?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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