Sua Empresa Respira Clientes e Colaboradores?

respirar

Quando respiramos, o oxigênio entra em nossa corrente sanguínea e circula dentro do nosso corpo. Pensando neste sentido, será que sua empresa respira clientes e colaboradores, ou seja, eles entram de fato na corrente sanguínea da empresa e passam a fazer parte do DNA dela?

A satisfação de um cliente vem da forma como ele é tratado no todo, e da qualidade do serviço e/ou produto da empresa, lembrando que se ele for bem tratado, ter suas solicitações atendidas e problemas solucionados, de uma forma educada, cordial, com sorriso na voz e na expressão, isso até compensa uma deficiência que o seu produto e/ou serviço possa ter, mas quando o atendimento é de má qualidade, seu serviço e/ou produto poder ser excelente, mas com certeza, ali ele não volta tão cedo.

Para uma empresa respirar clientes e colaboradores o dia todo, é necessário um trabalho intenso de valorização e mudança de cultura, o cliente precisa ser visto como um grande amigo da casa, ou seja, alguém que faça parte da família, que seja respeitado.

O cliente não pode de forma alguma ser visto como alguém chato, que atrapalha, que não sabe o que quer. Existem alguns clientes que criam problemas sim, mas é a minoria, e quando isso acontece, você precisa estar preparado para mudar a situação, e isso só se consegue com treinamento, conhecimento, educação, simpatia, empatia, equilíbrio e muito jogo de cintura.

Com os colaboradores não é diferente, vejo muitas empresas desqualificar o trabalho do profissional de atendimento, passando em alguns momentos a impressão de que ele é um funcionário sem grande importância dentro da organização. Todos os colaboradores precisam ser valorizados, bem treinados, acompanhados, o ambiente nas empresas precisa ser o melhor possível. Os colaboradores precisam ter satisfação em trabalhar na empresa e atender bem os clientes. Como um colaborador vai atender bem o cliente, se ele não é bem atendido pela empresa? A empresa precisa estar dedicada a essas duas frentes, ou seja, cuidar do clientes e dos colaboradores, que sem dúvida, são os maiores patrimônios.

Sabemos que fazer o que resumimos acima não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, é uma tarefa dificílima, complicada e que exige um preparo e um comprometimento enorme dos executivos e dos líderes das empresas, mas tenham certeza, vale muito o esforço e o investimento, pois uma empresa que age desta forma, não estará fazendo o bem somente para ela, seus clientes e colaboradores, mas também ao país, que vai enxergar o quanto a educação, o comprometimento, o envolvimento, o engajamento, a dedicação, a motivação e a ética, fazem uma grande diferença no dia a dia e na melhora do relacionamento.

Com o problema da educação em nosso país, o caminho para a mudança pode, deve e precisa começar pela empresa, todos nós somos responsáveis por construir empresas e um país melhor. Todos dentro da empresa precisam entender e saber qual o seu grau de importância, pois ninguém é uma pessoa e/ou profissional insignificante, e esta responsabilidade é função da área de Recursos Humanos e dos líderes.

Você concorda com a nossa colocação? Sua empresa já respira clientes e colaboradores? Você particularmente respira clientes e colaboradores? Você acredita que exista uma empresa que faça isso? Se sim, por que será?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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