Sua Empresa Respira Clientes e Colaboradores?
Quando respiramos, o oxigênio entra em nossa corrente sanguínea e circula dentro do nosso corpo. Pensando neste sentido, será que sua empresa respira clientes e colaboradores, ou seja, eles entram de fato na corrente sanguínea da empresa e passam a fazer parte do DNA dela?
A satisfação de um cliente vem da forma como ele é tratado no todo, e da qualidade do serviço e/ou produto da empresa, lembrando que se ele for bem tratado, ter suas solicitações atendidas e problemas solucionados, de uma forma educada, cordial, com sorriso na voz e na expressão, isso até compensa uma deficiência que o seu produto e/ou serviço possa ter, mas quando o atendimento é de má qualidade, seu serviço e/ou produto poder ser excelente, mas com certeza, ali ele não volta tão cedo.
Para uma empresa respirar clientes e colaboradores o dia todo, é necessário um trabalho intenso de valorização e mudança de cultura, o cliente precisa ser visto como um grande amigo da casa, ou seja, alguém que faça parte da família, que seja respeitado.
O cliente não pode de forma alguma ser visto como alguém chato, que atrapalha, que não sabe o que quer. Existem alguns clientes que criam problemas sim, mas é a minoria, e quando isso acontece, você precisa estar preparado para mudar a situação, e isso só se consegue com treinamento, conhecimento, educação, simpatia, empatia, equilíbrio e muito jogo de cintura.
Com os colaboradores não é diferente, vejo muitas empresas desqualificar o trabalho do profissional de atendimento, passando em alguns momentos a impressão de que ele é um funcionário sem grande importância dentro da organização. Todos os colaboradores precisam ser valorizados, bem treinados, acompanhados, o ambiente nas empresas precisa ser o melhor possível. Os colaboradores precisam ter satisfação em trabalhar na empresa e atender bem os clientes. Como um colaborador vai atender bem o cliente, se ele não é bem atendido pela empresa? A empresa precisa estar dedicada a essas duas frentes, ou seja, cuidar do clientes e dos colaboradores, que sem dúvida, são os maiores patrimônios.
Sabemos que fazer o que resumimos acima não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, é uma tarefa dificílima, complicada e que exige um preparo e um comprometimento enorme dos executivos e dos líderes das empresas, mas tenham certeza, vale muito o esforço e o investimento, pois uma empresa que age desta forma, não estará fazendo o bem somente para ela, seus clientes e colaboradores, mas também ao país, que vai enxergar o quanto a educação, o comprometimento, o envolvimento, o engajamento, a dedicação, a motivação e a ética, fazem uma grande diferença no dia a dia e na melhora do relacionamento.
Com o problema da educação em nosso país, o caminho para a mudança pode, deve e precisa começar pela empresa, todos nós somos responsáveis por construir empresas e um país melhor. Todos dentro da empresa precisam entender e saber qual o seu grau de importância, pois ninguém é uma pessoa e/ou profissional insignificante, e esta responsabilidade é função da área de Recursos Humanos e dos líderes.
Você concorda com a nossa colocação? Sua empresa já respira clientes e colaboradores? Você particularmente respira clientes e colaboradores? Você acredita que exista uma empresa que faça isso? Se sim, por que será?
Um grande abraço a todos!
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