Sua empresa quer ter fãs ou clientes?

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Como já ouço falar a muito tempo, com a globalização e a afirmação da internet pelo mundo, passamos a viver em uma grande aldeia global, onde tudo e todos ficaram muito próximos, uma empresa pode estar na China, mais parece que está na frente da sua casa ou do seu escritório, falamos com uma pessoa a milhares de Km de distância como se ela estivesse na sala ao lado, postamos uma reclamação ou elogio sobre determinado produto e/ou empresa, e em segundos esta notícia roda o mundo.

Sendo assim, hoje tudo passa pelos olhos e ouvidos de todos, basta simplesmente apertar uma tecla no seu computador e tudo acontece.

De frente com esta realidade estabelecida e que só tende a crescer, as empresas devem se preparar cada vez mais para não atraírem somente clientes, mais sim verdadeiros fãs. Quando se fala de fãs, lembramos por exemplo de times ou seleções, olhamos para a seleção brasileira de futebol, que mesmo em momentos de crises, tem fãs pelo mundo inteiro, fãs que pagam caro, que enfrentam filas, passam por apertos, somente para assistirem a seleção jogar, as seleções brasileira de vôlei masculina e feminina, que criaram uma escola de jogar, gerando também fãs pelo mundo inteiro. Hoje ainda, estamos vendo também no futebol, as seleções da Espanha, da Alemanha e times como Barcelona e Bayern de Munique que também tem uma legião enorme de fãs por todo o mundo. Além de conquistarem verdadeiros fãs, conquistam também o respeito e admiração de concorrentes, onde uns chegam inclusive a admitir publicamente, já outros não. Sem falar também em cantores e bandas que possuem também enormes legiões de fãs pelo mundo inteiro.

Olhando para esta realidade, enxergamos que as empresas podem também ter seus fãs, pessoas que lutam, amam a empresa, a marca, o produto, que mesmo pagando em certos momentos mais caro por determinado produto, se sentem realizadas, que as defendem perante ao mercado, que quando usa o produto ou veste a marca desta ou daquela empresa sente verdadeiro orgulho, ela se identifica com a marca, com o produto.

Muitas marcas são famosas por fazerem este trabalho pelo país e/ou pelo mundo realçando sua marca, o que dará credibilidade em seus produtos. Um forte exemplo disso é a Nike, ela não faz propaganda ou fala sobre produtos, ela realça sim, a marca. Já outras empresas realçam suas marcas através dos produtos. Lembramos porém, que para se conquistar fãs, não se exige única e exclusivamente um trabalho forte e exaustivo de marketing.

Para atrair e conquistar fãs, as empresas precisam ter o conjunto da obra muito forte, muito coeso, ser determinada, respeitar o mercado, respeitar o cliente e os colaboradores, ser ética, fazer investimentos, ouvir o cliente, ser inovadora, ser clara e transparente, fazer com que primeiramente seus colaboradores sejam fãs da empresa, trabalhar muito bem o planejamento, ser competente, processos de seleção, retenção e formação de talentos bem alinhados e desenvolvidos.

Em maio/2013, foi publicado no site da revista Consumidor Moderno, uma pesquisa feita com exclusividade pela Officina Sophia, para saber quais eram as marcas mais amadas do Brasil. Em primeiro lugar apareceu a nossa brasileiríssima Havaianas. “Segundo Paulo Secches, presidente da Officina Sophia e responsável pelo estudo, grande parte do sucesso da campeã se deve à relação positiva e duradoura que ela estabeleceu com o público. Dentre as 18 dimensões do amor, o “afeto positivo” é o fator mais valorizado. Ao longo do tempo, as Havaianas foram construindo uma relação de alegria e afetividade com as pessoas. Se você olhar toda a atividade de comunicação dela e mesmo o produto, há uma percepção de qualidade, é uma relação muito positiva”. As outras empresas pela ordem foram: 2-) MAC; 3-) O Boticário; 4-) Nestlé; 5-) Rolex; 6-) Natura; 7-) Coca Cola; 😎 Victor Hugo; 9-) Guaraná Antarctica; 10-) Ferrari.

Olhando para esta realidade, se a sua empresa que ter fãs, comece agora a atrair seus fãs de amanhã, pois eles vão garantir seu emprego ao garantir a vida útil da sua empresa.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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2 Comments

  1. “Como já ouço falar HÁ muito tempo”

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  2. EU TENHO 52 ANOS ME SINTO COM DIFICULDADE DE CONSEGUIR EMPREGO, TENHO VASTA EXPERIÊNCIA EM VENDAS . GOSTEI MUITO DE SUA MATÉRIA PESSOAS COM VISÃO É MUITO IMPORTANTE …

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