Sua Empresa está Preparada de Fato para Vender?
Temos visto a um bom tempo todos reclamarem da crise que assola o nosso país, onde para tudo que não vai bem, a explicação é a crise, mas que logo vai melhorar. Em alguns momentos, essas explicações nos dão a impressão de desculpa por parte de algumas empresas e profissionais por não saberem o que fazer.
Tenho visitado a um bom tempo algumas lojas físicas e virtual em busca de um notebook, e fiquei extremamente surpreso com o que tenho me deparado, ou seja, profissionais totalmente despreparados e sem vontade para vender, para piorar ainda mais a situação, tudo isso tem ocorrido em lojas grandes, com nome no mercado.
Você chega nas lojas e aquele profissional que está ali, acredito eu para atender e vender, está normalmente conversando com outro colaborador, mexendo no celular, enfim, sempre longe de você, sendo assim, você precisa ir atrás para poder ser atendido.
Quando você consegue falar com alguém, normalmente este “profissional” não sabe responder aos seus questionamentos, vão buscar informações no manual, pedem licença para acessar a internet e localizar a resposta e etc., enfim, despreparo total, falta de conhecimento do que vende e sem a mínima vontade de prestar um atendimento básico, imaginem para chegar ao atendimento diferenciado, ou seja, aquele que transforma um simples cliente em fã.
Claro que o profissional ali presente, principalmente daqueles estabelecimentos que vendem produtos de marcas diversas, podem não saber tudo, e isso entendemos, mas o problema é que não sabem nem as informações básicas para poder passar o mínimo de confiança e credibilidade. Nos casos de loja virtual, o erro se repete, você entra no chat e pede uma informação, quando surge na sua tela um link que o leva para as explicações do produto, você então fica lendo tudo aquilo e não acha a resposta, vejam, era só uma dúvida.
Desta forma, não adianta ficar sentado reclamando da crise ou das crises, é preciso trabalhar muito e com seriedade, contratar pessoas com o perfil correto, motivadas, que gostem de gente, que gostem de fazer a diferença e buscar em cada atendimento conquistar fãs, mas precisam também receber o respaldo por parte das empresas e de seus respectivos líderes, como: treinamentos adequados e constantes, avaliação dos colaboradores, pesquisa de satisfação juntos aos fãs para ajustar o que está errado e melhorar o que está certo, além de inovar e fazer relacionamentos verdadeiros. Somente desta forma sua empresa vai prosperar e crescer cada vez mais, independente de qualquer crise.
Você profissional tem o conhecimento real do que você e a sua empresa vende? Você presta um atendimento e faz uma venda diferenciada para o seu futuro fã? Sua empresa investe em treinamento e desenvolvimento?
Um Grande Abraço a Todos!
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