Sua Empresa é Perfeita?
O aumento da concorrência, o mercado mais exigente e as crises, exigem empresas mais próximas da perfeição. Com este cenário, muitas dessas empresas insistem em dizer que são perfeitas, ou seja, seu produto não dá problema, seu atendimento é infalível, seus colaboradores não faltam, seus serviços não tem igual, pois tudo funciona, não existem erros e nem falhas.
A empresa perfeita é um verdadeiro sonho de todos os consumidores e colaboradores que ali trabalham, mas a verdade é que elas não existem, perfeito é a natureza, sendo assim, consumidores, colaboradores e as próprias empresas precisam fugir destas empresas que se dizem “perfeitas”, pois a dor de cabeça será certa no futuro.
A empresa que se diz perfeita, já tem um defeito, se achar perfeita. Respeito muito as empresas que aprendem com os seus erros, que pesquisam mercado e concorrência com o intuito de identificar os erros cometidos para que ela se antecipe e evite-os.
Segundo o dicionário Michaelis, perfeito é: “O que não há defeito, que só tem qualidades boas. Cabal, completo, rematado, total. Que resume muitas qualidades boas. Magistral, notável”. Será que existe ou vai existir um dia uma empresa deste nível? Atingir a perfeição, na minha opinião, é praticamente impossível, mas aproximar-se ao máximo disso é possível e precisa ser uma meta diária, ou seja, fazer hoje algo melhor do que foi feito ontem.
Sua empresa deve olhar para o cliente, entender seus problemas, suas reclamações, olhar para dentro de casa e para o mercado, visando corrigir o que está errado, melhorar o que precisa melhorado e inovar para surpreender, com isso, você está muito próximo da perfeição para o seu cliente.
É preciso também olhar para os seus colaboradores, ouvi-los, apurar possíveis problemas e insatisfações, fazer as devidas correções e melhorias, visando trazer a motivação e o bom ambiente. Olhar para o mercado e trazer as boas práticas para casa, também é necessário. Agindo assim, você estará próximo da perfeição também para os colaboradores.
Sua empresa precisa ainda, usar de boas práticas quando negociar com outras empresas, admitindo que problemas podem ocorrer, mas que vocês agem rapidamente na apuração e na solução. Passe a imagem verdadeira de que você persegue diariamente a perfeição, mas não é perfeito.
Você já conheceu alguma empresa perfeita? Sua empresa é perfeita ou persegue a perfeição? Você gosta de trabalhar em uma empresa que sabe das suas limitações e procura melhorar sempre? Você como colaborador, já foi contrato por uma empresa, onde lhe foi passada a imagem de empresa perfeita?
Um grande abraço a todos!
Comentários