Sua Empresa é Ética?

éticas

Devido aos últimos acontecimentos, onde empresas foram envolvidas em escândalos de pagamentos de propinas, entre outras coisas, o mercado passou a olhar para as empresas, para os seus executivos e colaboradores com outros olhos, inclusive o mercado internacional.

Existem algumas empresas, onde o código de ética é bem rígido, e impede inclusive que seus colaboradores aceitem qualquer tipo de presente e/ou brinde, mesmo que seja, um simples presente de aniversário, como uma caneta por exemplo.

Mas infelizmente, para algumas empresas, através de alguns de seus executivos e colaboradores, parece que o código de ética não passa de um simples papel que pode ser rasgado e jogado no lixo a qualquer momento, e sem nenhum constrangimento, pois fazem questão de não seguirem, até ignorando a sua existência.

As empresas por si própria não fazem e nem criam o chamado mercado da propina ou de compensações, ela apenas acaba pagando pelo problema com a desvalorização da marca e do nome, quem de fato cria toda essa situação e armam os esquemas, são os profissionais que compõem a empresa, sejam eles executivos e/ou colaboradores.

Claro que ética não é somente isso, pois segundo o dicionário Michaelis, ética “é a parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia. Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão”, mas o que estamos falando acima, é sem dúvida um problema sério de ética, que não vem de dentro da empresa, isso vem da própria pessoa através da sua criação, educação, experiências vividas, caráter e etc..

Infelizmente, existem pessoas que acreditam trabalhar em algumas empresas éticas e que jamais se envolverão em algum tipo de escândalo, se dedicam e buscam seu crescimento, e quando menos se espera vem uma surpresa negativa.

Com tudo o que aconteceu e vem acontecendo, fica clara a necessidade de uma mudança dentro das empresa e no próprio mercado, pois as empresas e os bons profissionais precisam ser preservados e ter a garantia de que poderão trabalhar em uma empresa ética e que respeita os clientes, os fornecedores, os profissionais e o mercado, não se envolvendo em polêmicas e em atividades que não sejam éticas.

Você é um profissional ético? Sua empresa é ética? O que você faria se descobrisse que sua empresa não é ética, e participa de negociações de propinas?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *