Sua Empresa é Ética?
Devido aos últimos acontecimentos, onde empresas foram envolvidas em escândalos de pagamentos de propinas, entre outras coisas, o mercado passou a olhar para as empresas, para os seus executivos e colaboradores com outros olhos, inclusive o mercado internacional.
Existem algumas empresas, onde o código de ética é bem rígido, e impede inclusive que seus colaboradores aceitem qualquer tipo de presente e/ou brinde, mesmo que seja, um simples presente de aniversário, como uma caneta por exemplo.
Mas infelizmente, para algumas empresas, através de alguns de seus executivos e colaboradores, parece que o código de ética não passa de um simples papel que pode ser rasgado e jogado no lixo a qualquer momento, e sem nenhum constrangimento, pois fazem questão de não seguirem, até ignorando a sua existência.
As empresas por si própria não fazem e nem criam o chamado mercado da propina ou de compensações, ela apenas acaba pagando pelo problema com a desvalorização da marca e do nome, quem de fato cria toda essa situação e armam os esquemas, são os profissionais que compõem a empresa, sejam eles executivos e/ou colaboradores.
Claro que ética não é somente isso, pois segundo o dicionário Michaelis, ética “é a parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia. Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão”, mas o que estamos falando acima, é sem dúvida um problema sério de ética, que não vem de dentro da empresa, isso vem da própria pessoa através da sua criação, educação, experiências vividas, caráter e etc..
Infelizmente, existem pessoas que acreditam trabalhar em algumas empresas éticas e que jamais se envolverão em algum tipo de escândalo, se dedicam e buscam seu crescimento, e quando menos se espera vem uma surpresa negativa.
Com tudo o que aconteceu e vem acontecendo, fica clara a necessidade de uma mudança dentro das empresa e no próprio mercado, pois as empresas e os bons profissionais precisam ser preservados e ter a garantia de que poderão trabalhar em uma empresa ética e que respeita os clientes, os fornecedores, os profissionais e o mercado, não se envolvendo em polêmicas e em atividades que não sejam éticas.
Você é um profissional ético? Sua empresa é ética? O que você faria se descobrisse que sua empresa não é ética, e participa de negociações de propinas?
Um grande abraço a todos!
Comentários