Solução? Resolva os Problemas de Vez
Hoje em dia o que não faltam são problemas. Quando olhamos para os Call Centers então, ficamos impressionados com tantos problemas. Para piorar a situação, estes problemas na sua grande maioria são problemas que não foram solucionados de forma definitiva no passado e continuam assombrando os clientes, os deixando irritados, chateados e estressados.
Em seu livro: Problemas? Oba! A Revolução para você vencer no mundo dos negócios, do conceituadíssimo Roberto Shinyashiki, ele diz que: “Resolver um problema que aparece é aproveitar a chance de mostrar sua competência no trabalho, seu valor como profissional e também ganhar mais dinheiro”. Mas boa parte das empresas não entendeu, ou entendeu de forma errada, pois os mesmos problemas se repetem. Quando o que deveria acontecer caso surgissem problemas, seriam novos problemas, e não sempre ou quase sempre os mesmos.
Todas as empresas, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes, buscam soluções ou serviços que possam resolver seus problemas, sendo assim, talvez este seja um dos principais motivos que faz com que a área de serviços seja a que mais cresce no Brasil e no mundo.
Desta forma, a pergunta que devemos fazer todos os dias ao chegarmos na empresa é: Qual é a minha capacidade e/ou da empresa para resolver os problemas dos clientes? Ao responder esta pergunta, você vai perceber o impacto direto nos resultados que sua empresa vem obtendo atualmente.
Muitas empresas falam em comprometimento, em qualidade, em melhoria continua, em respeito ao cliente, gastam fortunas com estes projetos, mas a prática está longe do esperado, pois quando se fala em atitudes como relacionadas acima, falamos de algo duradouro, que não pode ficar só em cursos, treinamentos e discursos, é preciso vir para a realidade do dia a dia, vir para o lado da solução.
Quando você ou a sua empresa se compromete com a solução dos problemas, você não pode pensar só no momento, mas sim de forma eterna, ou seja, quando surgir um novo problema, iremos solucionar. Volta de antigos problemas nem sonhar, este precisa fazer parte do passado.
É preciso educar e treinar os profissionais para uma nova cultura, ou seja, uma nova forma de trabalhar. Sabemos que a adoção de novos hábitos de trabalho e o processo de mudança são processos lentos e graduais que requer muita paciência, repetição e esforço concentrado até que se alcance a mudança desejada e a eliminação definitiva dos problemas antigos. Nunca esqueça, problema solucionado não pode voltar a acontecer, se voltou a acontecer é porque não foi tratado de forma correta, faltou comprometimento, solução, envolvimento, competência e capacidade, podendo inclusive ter havido má vontade ou ainda má fé para não resolver, o que é sem dúvida, muito mais grave.
Sua empresa soluciona os problemas de vez? Você soluciona os problemas de vez? Por que os problemas na sua maioria não são solucionados definitivamente e voltam a ocorrer? Quem é, ou quem são os culpados quando os problemas não são solucionados de vez?
Um grande abraço a todos!
Comentários