Seus Liderados Querem Ouvir Você? Ou Eles são Obrigados a Ouvi-lo?

reunião

Todos os líderes fazem reuniões com suas equipes, e quando estas pessoas vão a estas reuniões, elas tem a expectativa de saírem de lá melhores do que entraram.

Elas esperam sair mais informadas, mais orientadas, mais motivadas e mais inspiradas. Esperam ouvir coisas altamente produtivas, que agreguem valor no seu dia a dia.

Sendo assim, estas reuniões precisam ser breves e a mensagem ser bem clara, pois isso irá determinar também o estado de espírito que estas pessoas vão sair desta reunião, uma vez que irão saber que ações vão ter que executar ao voltarem para os seus postos de trabalho.

Por isso, vem a pergunta acima. Será que seus liderados querem ouvir você? OU são obrigados? As suas reuniões são positivas? Trazem resultados? As pessoas de fato ficam inspiradas e motivadas? Ou são reuniões longas, que por várias vezes perde-se o foco?

Nas reuniões, para proporcionar uma comunicação eficaz, prática, que traga o resultado esperado, que seja memorável, e que seja aquilo que sua equipe quer ouvir, você líder, deve se dedicar a preparação das reuniões, colocar razão e paixão nas mensagens. Além disso, a mensagem precisa ser clara, compreensível e transferível, afinal, além das pessoas da equipe estarem ciente de como tudo funcionará, elas terão que multiplicar isso para outras pessoas, como os clientes por exemplo.

Infelizmente a maioria dos líderes pensa que por possuírem uma posição de liderança, isso já é suficiente para transmitir as mensagens para a equipe. Se você também pensa assim, cuidado, estão perigosamente enganados.

Competências de apresentação, paixão e saber passar uma mensagem de forma instigante, combinada com uma informação totalmente compreensível, relevante e prática, faz parte das competências de um líder, caso contrário suas reuniões serão um fracasso e sua condição de líder colocada em dúvida.

Lembre-se: Quando um líder convoca as pessoas para uma reunião, estas pessoas se reúnem para saber o que seu líder tem a dizer, e estão em busca de orientação, instrução, inspiração e aprendizado, se isso não acontecer, você líder frustrou sua equipe.

Depois de tudo que discutimos aqui, é fundamental que você faça uma análise profunda dos resultados das suas reuniões, e tire suas conclusões para saber se sua equipe quer ouvi-lo ou se são obrigados a ouvi-lo.

Você gosta de ouvir seu líder ou é obrigado a ouvi-lo? Você como líder, sabe se sua equipe gosta de ouvir você? Você pede feedback sobre suas reuniões? Você faz uma reflexão sobre as suas reuniões e os resultados que elas apresentam?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *