Seja uma Referência!
Infelizmente temos acompanhado diariamente a triste situação do mundo, e com isso, enxergamos o quanto faltam referências. Hoje temos um número muito reduzido de referências positivas, seja na vida pessoal, no trabalho, nas escolas, na política, no esporte, na televisão, na música e etc.
Muitas pessoas hoje em dia não querem mais ser uma referência, já outras, não acreditam nas referências que estão por aí, pois estamos vivendo um momento de muita desconfiança e falta de credibilidade, o diálogo e a negociação vem dando espaço a violência, a arrogância e a ganância, os valores estão se perdendo e ficando para trás.
Será que não temos mais pessoas que podem ser grandes referências para ajudar a mudar este nosso mundo tão perdido? Clientes não acreditam nas empresas e nos seus colaboradores, colaboradores não acreditam em seus chefes, pois esses não são referências por não serem verdadeiros líderes, o povo não acredita em políticos, mas se esquecem que quem os colocou lá foi o próprio povo, e as vezes por mais de uma vez.
Quando as pessoas o respeitam e ouvem com atenção o que você diz, com o objetivo claro de ser um profissional, um ser humano, um pai, uma mãe e um filho melhor, eles o recomendam a outras pessoas e promovem suas realizações ou postura, de uma forma natural, neste momento, você começa a se tornar uma referência. Ter uma autoridade moral, é algo que o fortalece ainda mais como grande referência.
Uma pessoa de referência trabalha com dedicação, é ético, fala a verdade olhando olho no olho. Aquilo que fala para os outros é o que de fato ela acredita, pois também faz, claro que para ser uma referência as coisas não acontecem do dia para a noite, mas é preciso começar um dia.
Não existe idade para se tornar uma referência, pode ser uma criança, um adolescente, um adulto ou uma pessoa mais experiente, se tornar uma referência é algo que pode ocorrer a qualquer tempo, basta trabalhar para isso e não se esconder.
Quem não lembra da imagem do gesto de uma criança com a camisa de Portugal ao final da partida decisiva da Eurocopa, que teve a seleção portuguesa como campeã ao derrotar a França dentro de Paris, que chamou o torcedor francês, conversou com ele e o deu um abraço, pois é, esta criança, com seu jeito humilde, sincero, amigo, apaziguador e de líder virou uma referência. Não existem inimigos no esporte, no mundo empresarial e nem na vida, existem adversários e preferências diferentes, onde um dia ganha um e outro dia ganha outro, onde um acredita em algo e você em outra coisa, sendo assim, o que deve e precisa predominar é o respeito.
Você é uma referência? Conhece pessoas que são e foram referências para você. Você se acha capaz de ser uma referência e mudar a sua vida, a vida da sua empresa, dos clientes, dos colaboradores, dos seus familiares e dos seres humanos em geral? Pensem muito bem nisso, pois esta, é a única chance de termos um mundo melhor, formar pessoas melhores.
*Foto do site Google
Um grande abraço a todos!
Comentários