Seja uma Referência!

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Infelizmente temos acompanhado diariamente a triste situação do mundo, e com isso, enxergamos o quanto faltam referências. Hoje temos um número muito reduzido de referências positivas, seja na vida pessoal, no trabalho, nas escolas, na política, no esporte, na televisão, na música e etc.

Muitas pessoas hoje em dia não querem mais ser uma referência, já outras, não acreditam nas referências que estão por aí, pois estamos vivendo um momento de muita desconfiança e falta de credibilidade, o diálogo e a negociação vem dando espaço a violência, a arrogância e a ganância, os valores estão se perdendo e ficando para trás.

Será que não temos mais pessoas que podem ser grandes referências para ajudar a mudar este nosso mundo tão perdido? Clientes não acreditam nas empresas e nos seus colaboradores, colaboradores não acreditam em seus chefes, pois esses não são referências por não serem verdadeiros líderes, o povo não acredita em políticos, mas se esquecem que quem os colocou lá foi o próprio povo, e as vezes por mais de uma vez.

Quando as pessoas o respeitam e ouvem com atenção o que você diz, com o objetivo claro de ser um profissional, um ser humano, um pai, uma mãe e um filho melhor, eles o recomendam a outras pessoas e promovem suas realizações ou postura, de uma forma natural, neste momento, você começa a se tornar uma referência. Ter uma autoridade moral, é algo que o fortalece ainda mais como grande referência.

Uma pessoa de referência trabalha com dedicação, é ético, fala a verdade olhando olho no olho. Aquilo que fala para os outros é o que de fato ela acredita, pois também faz, claro que para ser uma referência as coisas não acontecem do dia para a noite, mas é preciso começar um dia.

Não existe idade para se tornar uma referência, pode ser uma criança, um adolescente, um adulto ou uma pessoa mais experiente, se tornar uma referência é algo que pode ocorrer a qualquer tempo, basta trabalhar para isso e não se esconder.

Quem não lembra da imagem do gesto de uma criança com a camisa de Portugal ao final da partida decisiva da Eurocopa, que teve a seleção portuguesa como campeã ao derrotar a França dentro de Paris, que chamou o torcedor francês, conversou com ele e o deu um abraço, pois é, esta criança, com seu jeito humilde, sincero, amigo, apaziguador e de líder virou uma referência. Não existem inimigos no esporte, no mundo empresarial e nem na vida, existem adversários e preferências diferentes, onde um dia ganha um e outro dia ganha outro, onde um acredita em algo e você em outra coisa, sendo assim, o que deve e precisa predominar é o respeito.

Você é uma referência? Conhece pessoas que são e foram referências para você. Você se acha capaz de ser uma referência e mudar a sua vida, a vida da sua empresa, dos clientes, dos colaboradores, dos seus familiares e dos seres humanos em geral? Pensem muito bem nisso, pois esta, é a única chance de termos um mundo melhor, formar pessoas melhores.

*Foto do site Google

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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