Saúde Urgente: médicos estrangeiros vão resolver?

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Estamos acompanhando o esforço do governo brasileiro, objetivando trazer médicos estrangeiros para atender no Brasil e com isso, tentar abafar o sério problema da saúde em nosso país.

O problema da saúde no Brasil vem de longa data, mas sempre aparece alguém com uma “fórmula mágica” dizendo que vai resolver tudo, agora esta “fórmula” são os médicos estrangeiros, que vão vir para terminar com os problemas da falta de médicos, e com isso, melhorar o atendimento.

Precisamos analisar a questão com muita calma e total imparcialidade, o problema não está na falta de médicos e sim do porque da falta dos médicos.

Como é do conhecimento geral, nossos hospitais públicos estão sucateados, não tem estrutura e nem gestão, falta segurança, falta medicação, faltam equipamentos, faltam leitos, existe também uma má distribuição dos hospitais nas regiões, ou seja, regiões enormes com apenas um hospital, causando com isso a chamada superlotação. Isso sem falar nos hospitais que são inaugurados sem estarem totalmente prontos, faltando muitas coisas.

Olhando para este cenário, pergunto: os médicos estrangeiros vão chegar e resolver estes problemas? Claro que não. Nós temos médicos sim. O que não temos são médicos que aceitem trabalhar sem as mínimas condições de atendimento e tratamento. O médico que honra sua profissão fica indignado, fora de si, revoltado e arrasado emocionalmente quando não consegue salvar uma vida por falta de condições estruturais e tem que ver o paciente morrer na sua frente sem poder fazer nada.

Temos médicos ruins e mal formados, temos sim, claro que temos, mais isso não ocorre somente com médicos, ocorre em todas as profissões, todas elas tem os bons e os maus profissionais, mas, ainda bem que é uma minoria, porém, isso já é um outro problema sério, que também vivemos no nosso país, a educação.

Desta forma, precisamos ter uma gestão eficiente, que funcione, que saiba enfrentar e enfrente os problemas, que tragam soluções, que proporcione a população “hospitais de padrão FIFA”, com tecnologia avançada, equipamentos de última geração, quantidade e variedade de medicamentos, leitos e UTI’s suficientes para atender a demanda, segurança, recepcionistas, enfermeiros e médicos bem preparados para oferecer o melhor atendimento possível, afinal estamos falando de vidas, e aí não se permitem erros, pois se alguém erra, este erro pode custar a vida de uma pessoa.

Depois de toda esta reestruturação, aí sim, vamos analisar se de fato faltam médicos, se faltarem, vamos então buscar os estrangeiros, que serão bem vindos.

Precisamos resolver problemas através de soluções bem avaliadas e analisadas, e não achar que resolveremos os problemas se escondendo atrás de outros de uma forma paliativa. Não podemos mais apagar incêndios, temos que trabalhar para evitar o incêndio. 

Um grande abraço.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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