Saúde! Definitivamente na UTI, gestão, atendimento, respeito, planejamento…

Saúde na UTI

Temos falado e ouvido falar ao longo do tempo sobre os problemas da saúde em nosso país, e por incrível que pareçam, são problemas que a cada dia que passa, ficam cada vez mais distantes de uma solução real, pois além dos problemas já conhecidos e que inclusive já falamos em nosso blog, como falta de estrutura, falta de segurança, falta de médicos, falta de um bom atendimento, passamos agora por outros problemas, o primeiro trata-se da migração de clientes individuais da Golden Cross que foram migrados para a Unimed Rio e o segundo, trata-se das grandes empresas de plano de saúde deixarem de vender planos individuais.

O que ocorreu com a migração de clientes individuais da Golden Cross para a Unimed Rio beira o absurdo da falta de gestão e de respeito com os clientes. Uma mudança feita e aprovada na “calada da noite”, onde de uma hora para outra muda tudo, clientes que tinham tratamentos em andamento, consultas agendadas e outras particularidades não conseguem ser atendidos, os clientes perdidos, tentam entrar em contato com a Golden Cross e com a Unimed Rio, mas sem sucesso, a demora é grande e quando conseguem ser atendidos, é clara a falta de informação dos atendentes que também deixam transparecer o quanto estão perdidos, é neste momento que eu digo que a culpa não é do atendente, mas sim do alto escalão que “jogam” os mesmos nesta situação sem o mínimo de respaldo.

Para se ter noção do tamanho do problema, a Agência Nacional de Saúde Suplementar informou que só na terça e quarta-feira (01 e 02/10), que foram os dois primeiros dias de validade desta migração da carteira de planos individuais e familiares da Golden Cross para a Unimed-Rio, foram recebidas 232 reclamações contra a Golden Cross e 428 reclamações contra a cooperativa. Destas 660 reclamações, 233 já se tornaram notificações às operadoras, porque se referem a problemas com a cobertura assistencial.

Quando os clientes conseguem entrar em contato com a Unimed Rio e conforme ela mesma esclareceu em comunicados, ela informa que todos os ex-clientes da Golden Cross poderão continuar utilizando a rede da antiga operadora até o dia 31 de outubro, como hospitais, médicos e laboratórios, mas infelizmente não é bem assim, pois muitos clientes não receberam a carteirinha nova, desta forma não tem como passar na máquina dos locais, uma vez que a carteirinha antiga da Golden Cross aparece como carteirinha cancelada e somente com o número não dá para passar. O outro problema é que o cliente mesmo de posse da nova carteirinha (Unimed Rio), também não consegue ser atendido, pois a nova operadora não é credenciada nos mesmos locais que a Golden Cross era credenciada.

A Golden Cross por sua vez, informou que por se tratar “de um processo complexo e que envolve um grande número de beneficiários”, a empresa “não tem poupado esforços para apoiar a Unimed-Rio no suporte ao atendimento, a fim de minimizar qualquer transtorno aos consumidores”. Mas infelizmente o que temos visto é mais um fato onde predomina a falta de gestão, onde todos estes problemas deveriam ter sido estudados, analisados e previstos, fica claro desta forma, que esta migração foi feita sem o mínimo de planejamento para que o cliente fosse respeitado, pois não estamos falando de coisas simples, como mudar sua conta de banco ou o seu cartão de administradora, mais sim de vidas, e novamente o descaso prevalece. Apenas lembramos aqui a todas estas pessoas envolvidas, que com vidas, na maioria das vezes não temos uma segunda chance de causar boa impressão no atendimento e nas atitudes. Me espanta ainda mais, como esta migração foi aprovada pelos órgãos responsáveis com todos estes problemas. Vamos aguardar e acompanhar o desenrolar dos fatos, espero apenas que não demore, pois a vida das pessoas está correndo risco sem atendimento.

Já o outro fato, nos mostra e nos deixa muito preocupados com um futuro bem próximo, pois 11 das 17 grandes operadores de saúde suspenderam a venda de planos individuais, o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro informou que vai abrir um inquérito para apurar o motivo. As pessoas que estão trabalhando, na sua grande maioria não procuram planos individuais, quem necessita destes planos são os aposentados, as pessoas desempregadas, as pessoas que são autônomas entre outros. Como estas pessoas vão fazer se as operadoras deixarem de atuar neste mercado? Vão todas para o SUS? O SUS tem condições de atender a mais esta gama de pessoas, sendo que não consegue atender de forma satisfatória nem as que têm hoje?

Este é outro problema que necessita de averiguações, discussões e soluções, pois juntando os problemas que já tínhamos a estes dois de agora, deixa definitivamente a saúde na UTI respirando por aparelhos. O país precisa urgentemente de soluções, de pessoas comprometidas com a saúde, com o respeito, com o atendimento, com a vida, que tragam soluções através de um planejamento de qualidade que respeitem os direitos das pessoas. Vidas não podem ser tratadas como um simples $, pois só temos uma. A imprensa precisa também dar um espaço maior para este problema, pois é muito grave e pode ficar pior. Qual a opinião de vocês? A saúde tem melhorado ou piorado? Estes problemas podem ser uma “sentença de morte” aos menos favorecidos? Lembro a todos, CUIDADO, não estamos mexendo com produtos e sim com vidas.

Um grande abraço a todos

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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