Respeito! Ganhar ou Exigir?

Respeito Ganhar

Grande parte das pessoas esperam alcançar uma posição de destaque nas empresas, pois acham que tendo um título ou um cargo maior, o respeito virá também, mas com certeza este é um pensamento totalmente errado.

As pessoas não respeitam o título ou um simples cargo enquanto não respeitarem em primeiro lugar a pessoa. As pessoas valorizam antes de tudo, as características, as ações e as palavras deste líder, isso é o que faz o respeito acontecer.

O caráter do líder, que é desenvolvido no decorrer de sua vida a partir das suas experiências, o seu conhecimento e a sua imagem garantem este respeito tão almejado.

Quando o líder ganha o respeito, suas instruções, suas delegações, suas metas, suas estratégias e suas ideias se tornam muito mais fáceis de serem entendidas, transmitidas, seguidas e implementadas.

As pessoas respeitam o líder quando estão a sua frente, no ambiente profissional ou comercial, mas o nível de respeito mais poderoso, é o respeito na ausência do líder. É o momento de saber o que os outros falam e comentam sobre o líder, o que fazem quando você não está presente.

O líder que obtém da sua equipe apenas o respeito profissional, não conseguirá alcançar das pessoas um desempenho e um nível de dedicação que teria se o respeito deles fosse também pela pessoa.

Ouça o tom de voz e analise a expressão facial dos seus liderados, se você chegar a conclusão que não há sorrisos, que não se empenham como deveriam e que o ambiente é carregado, elas de fato não te respeitam por inteiro, e sim foi exigido que elas o respeitem, isso é um péssimo caminho, pois com certeza tem prazo para acabar.

O segredo para ganhar o respeito das pessoas não está nas palavras, feitos e ações, mas sim na consistência destas palavras, feitos e ações que devem ser baseados em integridade, verdade, ética e olho no olho.

Seus liderados precisam respeitar a pessoa que ocupa o cargo e não o cargo que a pessoa ocupa. Mas se você é daqueles que acham que o respeito vem do cargo, cuidado, você está na beira do abismo.

Olhe para dentro de você, converse com as pessoas que o rodeiam e analise o que elas acham e o que você acha das suas palavras, das suas ações e como anda sua reputação, antes que seja tarde.

Você é um líder que ganhou ou exigiu respeito? Seu líder ganhou o respeito dos seus colaboradores ou ele exigiu? Sua empresa prepara bem os líderes para lidar com esta situação? Você prefere o líder que ganha o respeito ou o que exige?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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