Reflexões importantes para um líder!

reflexão

Com a grande importância dada aos líderes pelo mercado e pelas empresas, ele líder, passa a ter que trabalhar e melhorar diversas habilidades, viver diversas realidades e superar inúmeras metas e desafios, e para tudo isso acontecer de uma forma organizada, coerente, planejada, clara, transparente e trazendo os resultados esperados por todos, há necessidade dos líderes refletirem sobre diversos pontos.

Um líder precisa refletir se ele é capaz de expressar as suas ideias de forma clara, transparente e convincente para os seus superiores, para os seus liderados e para os clientes, caso contrário, não alcançará os resultados e nem credibilidade, pois se ele não sabe levar os aos seus superiores as ideias, as solicitações dos colaboradores e dos clientes, ele não conseguirá solucionar problemas, fazer inovações. Se também perante a sua equipe ele não consegue se expressar bem, teremos problemas de comunicação, motivação e resultados. Se após esta reflexão, estes líderes chegarem a conclusão que não sabem se expressar, precisarão urgente buscar qualificação.

O líder precisa refletir também se quando ele percebe que algum colaborador não tem informação, ou tem uma informação errada para trabalhar, se ele como líder leva a informação ao colaborador, ou deixa ser passada a informação errada.

Ele precisa refletir ainda sobre a importância do feedback, se ele como líder dá estes feedbacks construtivos aos seus colaboradores com frequência, se está se empenhando de fato para melhorar o desempenho dos seus colaboradores, para que sejam melhores pessoas e profissionais, para que atinjam os resultados esperados por todas as partes envolvidas.

Precisa refletir sobre o fato de pedir opinião dos outros, principalmente quando não tem certeza sobre alguma coisa. O líder precisa pedir opinião de seus superiores, de seus colaboradores, de colaboradores de outras áreas e até do cliente, quando necessário, e não achar que sabe tudo e que ele resolve tudo por si próprio, lembrem-se, dependendo do problema, da solução ou da informação, o ditado é verdadeiro, duas cabeças pensam melhor que uma, ou várias cabeças pensam melhor que uma. Reflita sobre a humildade de falar não sei isso, ou tenho dúvida nisso, isso não coloca o líder para baixo, pelo contrário, pode até o fortalecer dependendo da opinião a ser pedida?

Refletir sobre as conquistas da sua equipe, se você líder comunica o sucesso da sua equipe aos liderados, aos seus pares e/ou para a empresa como um todo, ou se guarda só para você, achando que fizeram nada mais que a obrigação.

Refletir ainda sobre o impacto do seu comportamento nos colaboradores da sua equipe e na empresa como um todo. Se você é uma pessoa aberta, que não grita, não chama a atenção das pessoas na frente de todo mundo, se você sabe separar problemas pessoais de profissionais, saber ainda como você age em  momentos de crise e tensão.

Ter ainda uma reflexão sobre a linguagem corporal, saber se através dela você consegue saber como seus colaboradores estão se sentindo.

Fazer também uma reflexão sobre a forma que você trata as pessoas dentro da empresa, os colaboradores, os superiores, os clientes e profissionais de outros setores. Se você os trata com respeito, com dignidade, com clareza, transparência, sem enrolar e/ou mentir.

Procurar refletir se você é uma pessoa acessível, se todos dentro da empresa, principalmente seus colaboradores tem acesso fácil para falar com você, levar uma ideia, sugestão, ou até mesmo crítica. Refletir se você não é um líder que se esconde atrás de uma mesa, como se estivesse em uma redoma, onde não pode ser incomodado.

Refletir ainda se você é um líder que só leva problemas, não procura ajudar com ideias, sugestões, inovações, se não é um líder participativo, que não tem o brilho da alegria e do desafio nos olhos, que não consegue ser parte da solução.

Estas são algumas reflexões que devem ser levadas em conta por qualquer líder que queira ser respeitado e valorizado como tal, que queira ter sucesso, bons resultados, bem estar, credibilidade, equipe motivada.

E você líder, faz suas reflexões diariamente? Acha importante a reflexão?

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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