Que Tipo de Cliente Você é?
Todos nós profissionais de atendimento e pessoas que trabalham em atendimento, sabemos que antes de tudo somos clientes também. Apenas para esclarecimento, quando falo profissionais de atendimento, me refiro às pessoas que levam o atendimento a sério, que estão ali para construir uma história, solucionar problemas, apresentar sugestões e encantar os clientes. Já as pessoas que trabalham em atendimento, considero como aquelas pessoas que estão nesta profissão de passagem e não conhecem a fundo o que é atender bem o cliente, com isso, não levam tão a sério os problemas enfrentados pelos clientes.
Sabemos que existem vários tipos de clientes, desde os mais simples até os mais complicados, dos chamados chatos até os que aceitam tudo, dos mais exaltados até os mais calmos.
Mas e nós que trabalhamos atendendo clientes e muitas vezes reclamamos de alguns deles, como somos como clientes? Muitas pessoas ainda não se fizeram esta pergunta.
Claro que somos clientes iguais a aqueles que nos ligam, que vão aos nossos estabelecimentos, enfim, nós como clientes enfrentamos os mesmos problemas. Porém, sabemos que existem clientes que mentem, clientes que querem apenas criar confusão, que apenas querem ofender os profissionais de atendimento ou as pessoas que trabalham em atendimento, mas felizmente estes tipos de clientes são a minoria.
E nós como clientes, também agimos desta forma? Se a resposta for sim, precisamos olhar urgente para dentro de nós e nos analisarmos como pessoas, clientes, profissionais, e mudar nossa atitude rapidamente.
Só vamos melhorar nosso atendimento se melhorarmos como clientes, não podemos exigir que o cliente tenha um comportamento “x” se nós não temos este mesmo comportamento como clientes.
Por isso falamos que a empatia é tão importante para os profissionais de atendimento e pessoas que trabalham em atendimento, só vamos conseguir virar este jogo e atingir o sucesso e os resultados esperados e desejados, se nos colocarmos no lugar dos clientes, ser de fato o cliente, caso contrário, vamos continuar dando desculpas para não solucionar problemas e não encantar os clientes.
Partindo de tudo que falamos aqui, faça uma avaliação fria e criteriosa sobre você. Como sou como cliente? Como sou como profissional de atendimento ou pessoa que trabalha em atendimento? Preciso melhorar para crescer tanto como cliente como profissional? Sou um cliente que quero solucionar os problemas ou quero criar confusão? Sou um profissional de atendimento ou uma pessoa que trabalha com atendimento que procura solucionar problemas e apresentar propostas e ideias?
Um grande abraço a todos!
Comentários