Quando o Mau Atendimento pode Tirar Vidas

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Que o Brasil sofre a  muitos anos com a crise na saúde pública, ninguém tem dúvida, porém, a crise da saúde no Rio de Janeiro noticiada nos últimos dias, mostra de fato, a triste realidade de uma área que cuida de vidas.

Esta crise, causada pela irresponsabilidade e falta de competência dos governantes, faz com que os profissionais da saúde não consiga atender as pessoas com a qualidade necessária, com isso, estas vidas passam a correr um sério risco.

A crise na Saúde do Rio Janeiro já fechou unidades, deixou pacientes e familiares totalmente abandonados, sem atendimento e informação, além de funcionários sem salários e hospitais sem insumos para trabalhar. Segundo informações divulgadas pelo governo do Estado, o grande problema se deu pela queda na arrecadação do Estado, onde a causa principal foi a baixa no preço do petróleo e a diminuição dos royalties, além da redução da arrecadação com o ICMS, o imposto sobre produtos.

Sem verba suficiente, o governo por sua vez iniciou cortes e houve atrasos em pagamentos, com isso, servidores, terceirizados e fornecedores pararam de receber. Sem insumos e com funcionários em condições precárias de trabalho, várias unidades reduziram ou interromperam o atendimento. Por ser de vital importância, a saúde acabou sendo o principal foco que expressa a crise financeira que assola vários setores do estado.

Mas para piorar ainda mais a situação, o sofrimento não se restringe somente a quem recorre aos hospitais estaduais, que estão totalmente sucateados pela falta de medicamentos, exames, equipamentos, higiene e salários atrasados. As unidades municipais do Rio de Janeiro também estão no seu limite, pois teve até o momento um aumento de quase 30% no fluxo de atendimento, segundo dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Chega o momento de se parar, fazer uma profunda reflexão e tomar as devidas atitudes, pois isso que vem acontecendo no Rio de Janeiro certamente deve ocorrer de forma igual ou pior em outros Estados e Municípios.

Não podemos mais largar grande parte da população passando por estas humilhações e necessidades, onde o que está em jogo é a vida de seres humanos, nesta área, o bom e o mau atendimento, significa salvar ou perder vidas.

Se não bastasse ter organizado uma Copa do Mundo a dois anos atrás, agora iremos também organizar uma Olimpíada, isso tudo dentro de um país com séria crise econômica e um estado praticamente sem saúde pública. Vejo muitas pessoas defendendo a organização das Olimpíadas, como defenderam se fazer aqui a Copa do Mundo, talvez estas pessoas nunca tiveram um parente ou elas mesmas, passando por uma situação igual ao que estas pessoas estão passando.

Existem algumas especulações circulando nos noticiários de que alguns recursos que seriam da saúde foram destinados a organização da Olimpíada. Ninguém é contra a organização de eventos em nosso país, mas estes eventos precisam ser feitos quando tivermos condição de entregarmos a população, saúde, educação e segurança dignas de um país de primeiro mundo.

Pense, analise e responda sinceramente. Qual o clima que existe de se comemorar e festejar uma Olimpíada, quando temos a poucos metros destes locais, pessoas correndo o risco de perder suas vidas por falta de atendimento nos hospitais, ocasionada por falta de verba?

Precisamos aprender a definir prioridades, principalmente quando usamos um dinheiro que não é nosso.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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