Qual o seu grau de comprometimento com a solução?

solução

Já não é de hoje que ouvimos reclamações contra as centrais de atendimento, onde uma destas principais reclamações refere-se a falta de solução para os problemas levantados, causando com isso insatisfação, perda de credibilidade, ações na justiça, entre outros.

Olhando então para este cenário, é fundamental que os profissionais de atendimento façam uma profunda reflexão referente ao seu atendimento e se questionem a todo o momento se de fato estão prestando um excelente atendimento, se estão dando soluções aos problemas apresentados pelo cliente de uma forma rápida, precisa e confiável.

É fundamental também, que as empresas monitorem com frequência sua área de atendimento, com o intuito de analisar se de fato os clientes estão tendo as soluções que procuram de forma adequada, caso contrário, que sejam feitas as correções necessárias o mais rápido possível, correção das informações e da postura, que devem ser feitas com reuniões e treinamentos de reciclagem, ou ainda, correção de processos, que devem ser feitas através de reuniões com a presença também dos profissionais de atendimento.

Mas até que ponto os profissionais de atendimento estão de fato comprometidos com a solução dos problemas apresentados pelos clientes? Qual o grau de comprometimento destes profissionais com estas soluções? Você profissional de atendimento, resolveu os problemas dos clientes com a mesma velocidade que você quer que resolvam para você como cliente? Quando você encerra a ligação, se você fosse o cliente, você ficou satisfeito com a solução que você deu ao mesmo?

Todas estas perguntas devem ser feitas diariamente e a todo o momento, pois para quem atende clientes e é um verdadeiro profissional de atendimento, umas das palavras chaves é o comprometimento com o cliente e com a solução.

Segundo o dicionário Michaelis, comprometimento significa “obrigar-se por compromisso verbal ou escrito, empenhar-se, envolver-se em uma responsabilidade”, e quando você é contratado para desempenhar um trabalho de profissional de atendimento, você está se comprometendo, ou seja, se obrigando, se empenhando e se envolvendo em uma responsabilidade de prestar o melhor atendimento e oferecer as melhores soluções de uma forma rápida, clara e transparente, fazendo com que o cliente se sinta de fato bem atendido. O cliente tem que ficar ciente que você se comprometeu de verdade para solucionar o problema dele em um menor tempo possível, demonstrando vontade, empenho e dedicação.

Lembrem-se, o verdadeiro profissional de atendimento, não empurra problema, ele enfrenta e os resolve. São estes profissionais de atendimento e de liderança que as empresas precisam para melhorar a qualidade dos seus atendimentos, passar credibilidade e conquistar verdadeiros fãs.

Você e sua empresa estão em qual grau de comprometimento com a solução? Existem profissionais de atendimento realmente comprometidos na sua empresa? Você é de fato um profissional de atendimento comprometido com a solução? O que significa clientes para você?

Reflitam sobre tudo isso, e se a conclusão for que você não é um profissional de atendimento, saia desta função o mais rápido possível, os clientes, a empresa e você agradecem este gesto. Mas se a conclusão for positiva e você de fato é um verdadeiro profissional de atendimento, lute cada dia mais para melhorarmos esta imagem tão abalada.

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *