Qual o Perfil dos seus Clientes?

PERFIL

Muitas empresas reclamam que o mercado está difícil, que não é fácil captar novos clientes e que manter os antigos, também é uma tarefa cada vez mais complicada.

Mas será que as empresas conhecem o seu perfil de clientes? Quais tipos de clientes as empresas querem atrair? Elas querem clientes ou CLIENTES?

Muito do perfil dos clientes tem a ver diretamente com as empresas. Ouço muitas empresas reclamando de clientes, dizendo que são chatos, que não são fiéis, que não são fãs das suas empresas, que reclamam muito e que desconfiam a todo o momento.

Você já parou para pensar, por que a grande maioria dos clientes age desta forma? Sua empresa age de forma correta em todos os aspectos com os clientes?

Se a sua empresa engana os clientes, mente para eles, com certeza ela vai atrair clientes que também mentem e que agem desta mesma forma, já os clientes que gostam de transparência, vão procurar o seu concorrente e deixar sua empresa.

Caso sua empresa atenda mal o cliente, falando alto, não dando a devida atenção, não ouvindo, não atendendo suas necessidades e nem solucionando os problemas, você vai ter clientes que só reclamam. Porém, os clientes que valorizam ser bem atendidos, ter suas necessidades atendidas e até superadas, vão com certeza procurar seu concorrente.

As empresas que não trazem novidades para os seus clientes, ou seja, não inovam, ficam sempre na mesmice, terão sérias dificuldades para atrair novos clientes, vão ficar apenas com clientes que não almejam grandes coisas e gastam pouco.

Empresas que não criam promoções, mesmo que seja de forma sazonal, também vão perder seus melhores clientes, pois o povo brasileiro gosta de promoções e/ou liquidações, e investe muito nelas.

Se a sua empresa enxerga clientes como números somente, também está fadada a ter clientes cada vez menos fiéis, os clientes sabem que eles sustentam as empresas, mas não gostam de saber que são vistos somente assim, eles querem ser vistos como seres humanos, que compram coisas e/ou adquirem um serviço para ter uma melhor qualidade de vida. As empresas que respeitarem isso, e ver que o cliente é muito mais que um número, conseguirá ter ao seu lado verdadeiros fãs, caso contrário, terão apenas simples clientes, ou seja, aqueles que a qualquer momento podem deixar você e sua empresa na mão.

Você concorda que as empresas tem uma grande participação na criação de bons e maus clientes? Sua empresa investe de fato em bons clientes? Ela ajuda o cliente sempre que possível? Ela respeita os clientes?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *