Qual o Perfil dos seus Clientes?
Muitas empresas reclamam que o mercado está difícil, que não é fácil captar novos clientes e que manter os antigos, também é uma tarefa cada vez mais complicada.
Mas será que as empresas conhecem o seu perfil de clientes? Quais tipos de clientes as empresas querem atrair? Elas querem clientes ou CLIENTES?
Muito do perfil dos clientes tem a ver diretamente com as empresas. Ouço muitas empresas reclamando de clientes, dizendo que são chatos, que não são fiéis, que não são fãs das suas empresas, que reclamam muito e que desconfiam a todo o momento.
Você já parou para pensar, por que a grande maioria dos clientes age desta forma? Sua empresa age de forma correta em todos os aspectos com os clientes?
Se a sua empresa engana os clientes, mente para eles, com certeza ela vai atrair clientes que também mentem e que agem desta mesma forma, já os clientes que gostam de transparência, vão procurar o seu concorrente e deixar sua empresa.
Caso sua empresa atenda mal o cliente, falando alto, não dando a devida atenção, não ouvindo, não atendendo suas necessidades e nem solucionando os problemas, você vai ter clientes que só reclamam. Porém, os clientes que valorizam ser bem atendidos, ter suas necessidades atendidas e até superadas, vão com certeza procurar seu concorrente.
As empresas que não trazem novidades para os seus clientes, ou seja, não inovam, ficam sempre na mesmice, terão sérias dificuldades para atrair novos clientes, vão ficar apenas com clientes que não almejam grandes coisas e gastam pouco.
Empresas que não criam promoções, mesmo que seja de forma sazonal, também vão perder seus melhores clientes, pois o povo brasileiro gosta de promoções e/ou liquidações, e investe muito nelas.
Se a sua empresa enxerga clientes como números somente, também está fadada a ter clientes cada vez menos fiéis, os clientes sabem que eles sustentam as empresas, mas não gostam de saber que são vistos somente assim, eles querem ser vistos como seres humanos, que compram coisas e/ou adquirem um serviço para ter uma melhor qualidade de vida. As empresas que respeitarem isso, e ver que o cliente é muito mais que um número, conseguirá ter ao seu lado verdadeiros fãs, caso contrário, terão apenas simples clientes, ou seja, aqueles que a qualquer momento podem deixar você e sua empresa na mão.
Você concorda que as empresas tem uma grande participação na criação de bons e maus clientes? Sua empresa investe de fato em bons clientes? Ela ajuda o cliente sempre que possível? Ela respeita os clientes?
Um grande abraço a todos!
Comentários