Quais perguntas, os profissionais devem fazer todos os dias?
Hoje em dia, percebemos nas empresas, uma boa parte dos profissionais querendo ajudar, querendo ver a empresa crescer, e com isso, crescerem também, mas as vezes não sabem como.
Visando facilitar este caminho tirando boa parte desta dúvida, estamos colocando no nosso post de hoje, algumas perguntas que todos os profissionais devem fazer todos os dias, para de fato ajudar e ser ajudado, ajudar a empresa, ajudar os clientes e ajudar a si próprio.
Estas perguntas devem ter as respostas na ponta da língua, e agora vocês vão entender o porquê da importância delas no dia a dia de todos.
A primeira pergunta que devemos fazer todos os dias é: Como estamos trabalhando o nível de retenção dos clientes? Clientes podem ficar insatisfeitos com alguma coisa, seja produto, seja atendimento, seja taxa, seja preço e etc., dessa forma, é importante saber como você irá reter estes clientes, sempre lembrando que vivemos em uma época de concorrência acirradíssima.
A segunda pergunta que todo profissional deve fazer todos os dias é: Como está o percentual de evasão na empresa? É de fundamental importância saber quantos clientes deixaram sua empresa de um ano para o outro, por exemplo, ou de um semestre para o outro, enfim, independentemente do período analisado, é de fundamental importância que as pessoas saibam destes números e trabalhe neles visando diminuição diminuição do mesmo.
Outra pergunta fundamental é: Tenho alguma técnica para diminuir o percentual de evasão? O profissional também precisa se cobrar e buscar alternativas para colaborar na diminuição deste percentual, sempre apresentando suas ideias de forma clara e transparente, lembre-se, você é responsável também por este trabalho.
Aumentar o número de clientes é importante para todos dentro da empresa? Claro que toda empresa sonha em aumentar sempre sua base de clientes, ter mais pessoas comprando seus serviços e/ou produtos, é o objetivo de todas as empresas, sendo assim, você precisa saber como fazer isso. Analisar e saber onde você pode ajudar e contribuir com suas ideias, sugestões e até críticas, mas críticas construtivas, que tenham finalidade de melhoria.
Outra pergunta fundamental que os profissionais precisam fazer todos os dias é: Como está nosso atendimento visando captar novos clientes? Quando falamos em atendimento falamos de uma forma geral, podemos estar nos referindo a equipe de atendimento, um Call Center ou não, equipe comercial (vendas), departamento financeiro e etc., enfim, tudo dentro da empresa que envolve atendimento aos antigos clientes que podem trazer novos clientes e/ou aos novos clientes que estão chegando pela primeira vez a ter contato com sua empresa. Como está sendo feito este atendimento? A impressão e o resultado apresentado são positivos?
E os clientes antigos, aqueles que já fazem parte do seu negócio, o atendimento está sendo eficaz? Esta é uma pergunta que poucos fazem, pois a maioria não se importa com clientes antigos por acharem que estes clientes estão acomodados e não vão procurar outra empresa nunca. Cuidado, voltamos a lembrar, estamos vivendo em um mercado com uma concorrência acirradíssima. Por isso, não esqueçam os clientes antigos, pelo contrário, estejam cada vez mais ao lado deles, os ouçam, os entendam e os agradem cada vez mais, se ele está satisfeito hoje, seu objetivo é o fazer ficar muito mais satisfeito amanhã, e assim sucessivamente.
A última pergunta é aquela para “fechar o dia”: Posso fazer mais pelo crescimento da empresa, pelo meu crescimento e pela satisfação do cliente? O sucesso e a vitória só serão conquistados se os três lados estiverem satisfeitos, estiverem ganhando, empresa crescendo, profissional crescendo e cliente satisfeito, essa é a única receita que dá certo, o três lados ganhando, não pode ser um lado ou dois lados e sim os três, nunca esqueçam.
Algum dia vocês já se fizeram estas perguntas? Perguntaram a si, pelo menos uma destas perguntas? Você acha que estas perguntas são de fato fundamentais para o sucesso das três partes diretamente envolvidas?
Um grande abraço!
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