Quais os Métodos de Treinamento?

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Muitas empresas buscam alternativas para treinar suas equipes, mas para que seja implementado qualquer tipo de programa que vise desenvolver a empresa e seus colaboradores, a escolha dos métodos de treinamento é um aspecto importantíssimo nesse processo. O treinamento pode ser interno, acontecendo somente dentro da empresa na hora da execução da tarefa, ou ele pode ser externo, sendo realizado em ambientes fora do local de trabalho.

As empresas precisam estudar e escolher o melhor método de treinamento que atenda suas necessidades e estes métodos de treinamento são:

Treinamento Formal – Treinamento planejado com antecedência, estruturado, onde cada colaborador saiba antecipadamente dia e horário do seu treinamento e também o conteúdo, que deve ser direcionado ao seu tipo de tarefa;

Treinamento Informal – Que felizmente ou infelizmente, representa mais da metade dos treinamentos. É o compartilhamento de informações e a busca de soluções, que em muitas vezes ocorre na hora do almoço, do cafezinho ou ainda nos intervalos de pausa, e podem em boa parte das vezes, trazer respostas distorcidas ou mal interpretadas, causando problemas no atendimento;

Treinamento no Trabalho – Este tipo de treinamento dentro do ambiente de trabalho constitui a maioria, e acontece no momento em que os funcionários estão desempenhando sua própria tarefa. Apesar de ser aparentemente simples e possuir um baixo investimento inicial, ele pode causar algum tipo de conflito no ambiente de trabalho, criando a discórdia no local onde está sendo realizado o processo, envolvendo também as outras pessoas que não estão participando no momento do treinamento, e isso pode causar o aumento de erros, acarretando informações erradas e sem a devida qualidade para o cliente.

Outro processo é o treinamento de aptidões, que por serem mais complexos, deve-se retirar os colaboradores de seu setor de trabalho e realocá-los em outro setor para exercer uma nova função, ocasionando um rodízio de cargos e tarefas. Este é o método mais utilizado para treinar os profissionais que não exercem cargos de gerência. O objetivo principal desse rodízio de cargos é desenvolver as novas aptidões técnicas dos colaboradores.

Treinamento fora do Trabalho – As palestras, seminários, cursos, as sessões de vídeo e os exercícios de vivência e integração grupal, são exemplos de treinamentos que podem acontecer fora do trabalho. Os treinamentos devem também ser feitos longe do local de trabalho, pois há uma variedade de técnicas que podem ser utilizadas nesse processo, se os gestores quiserem desenvolver mais o potencial e a as habilidades de seus funcionários.

E-training – Treinamento específico a distância ou e-training, é a modalidade que mais tem crescido nos últimos anos. Por meio de cursos online, os colaboradores podem aprender tudo sobre seu cargo, produtos e etc. Com o crescimento da internet, estes cursos estão sendo cada vez mais procurados e valorizados.

Quais são os métodos de treinamento utilizados pela sua empresa? Você tem preferência por algum método específico? Você já recebeu um treinamento com método que você não se adaptou?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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