Programa de Pontos! A Mais Nova Dor de Cabeça para os Clientes

Acumular pontos através dos planos de fidelidade criados pelas empresas virou um hábito e também um direito conquistado pelos consumidores, porém, infelizmente para alguns clientes, esses programas viraram um problema, que vai totalmente contra o sentido da sua existência.

A questão é que quando chega o momento de trocar os pontos, começa a dor de cabeça dos clientes, fazendo com que os mesmos se afastem ainda mais das empresas, indo totalmente contrário ao sentido dos planos que são de fidelização, ou seja, algo feito para fazer com que o cliente seja fiel a empresa, tem sentido invertido.

Vários problemas têm sido apontados pelos clientes conforme matéria apresentada pelo Tele Jornal Bom Dia Brasil em sua edição do dia 22/05, entre eles a dificuldade de trocar os pontos pelo produto ou serviço prometido e até o mais grave, em alguns casos os pontos somem e o cliente tem a maior dor de cabeça para ter a volta dos mesmos.

A dificuldade em falar com as empresas, a demora nas respostas e soluções, são os maiores causadores de problemas aos clientes que ficam por horas e horas, e na maioria das vezes por diversos dias ao telefone, cobrando uma solução para o seu direito que foi oferecido pela empresa, porém não cumprido.

Sabemos que as empresas não são obrigadas a oferecer planos de fidelidade, mas a partir do momento que oferecem, são obrigadas a seguir o código de defesa do consumidor, ou seja, garantir total transparência na relação com os clientes, prestar informações claras sobre o funcionamento detalhado do plano, além de cumprir as ofertas prometidas e comunicar quando mudar qualquer parte do programa.

Programas deste tipo ainda são novos no Brasil, porém, é preciso ser muito bem estudado e avaliado pelas empresas antes de se colocar em prática, pois além de prejudicar os clientes, causa um grande desgaste para a marca que se utiliza deste tipo de programa, além do risco de processos judiciais, trazendo ainda mais prejuízo.

Sabemos que as empresa enxergam neste tipo de programa uma grande oportunidade de fidelizar o cliente e trazê-lo para mais próximo da sua marca, porém, alguns cuidados precisam ser tomados antes, durante e depois .

Sua empresa possui programa de pontos? Se sim, ele funciona perfeitamente? Você já participou de algum programa assim? Se sim, como foi sua experiência? Você acredita que este tipo de programa é valioso?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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