Profissionais de Atendimento: Funções e Responsabilidades Básicas

Funções

Para ter um atendimento de qualidade, que encante e fidelize o cliente, não é necessário nada de extraordinário, basta entender o que é que tem que ser feito e fazer.

E quando você e/ou sua empresa, entender o que tem quem ser feito, vão se surpreender, porque basta fazer o básico, e para fazer o básico não se tem necessidade de gastar fortunas ou fazer promoções caras, muito pelo contrário, para fazer o simples, basta você qualificar e treinar muito .bem sua equipe, deixar claro metas, objetivos e o porque das coisas, com isso você vai perceber que ter um atendimento de qualidade, que fidelize e encante o cliente não é caro, é sim trabalhoso.

Antes de tudo, os profissionais de atendimento precisam saber, entender e fazer suas funções e responsabilidades básicas, enfim, fazer o que se realmente espera de um profissional de atendimento.

As funções e responsabilidades básicas dos profissionais de atendimento são:

Atender clientes: quando falamos em atender, falamos em ser pró ativo, comprometido com a solução e se colocar de fato ao lado e no lugar do cliente.

Informar clientes: isso significar passar informações corretas e completas, sem meia verdade, sem omitir fatos e não dizer o que não sabe ou o que não tem certeza, se não tem certeza ou não sabe, pergunte para quem sabe.

Cativar clientes: significativa entrar de corpo e alma no problema do cliente para trazer a solução correta e esperada por todos, empresa e cliente. Quando o cliente percebe o seu real comprometimento para solucionar um problema, você o cativa.

Acalmar clientes: todo cliente que tem um problema, fica nervoso ou alterado, e se o problema já vem a muito tempo sem solução, este nervosismo aumenta na mesma proporção. Por isso, o profissional de atendimento precisa saber acalmá-lo, e para isso, não façam como muitos fazem, dizendo para o cliente que ele está nervoso, pois este tipo de colocação o irrita ainda mais. Se envolva no problema, faça-o perceber que isso também o incomoda e você está solidário a ele para solucionar o problema e vai solucionar, quando o cliente sente este seu envolvimento, e começa a ver as coisas acontecerem da forma que você falou, ele fica mais calmo e compreensivo.

Ouvir clientes: muitas vezes o cliente precisa desabafar, colocar para fora toda a situação e a sua insatisfação, enfim, ele precisa de alguém para compartilhar aquela situação, que chega a ser as vezes absurda. Por isso o profissional de atendimento precisa desenvolver muito bem esta habilidade, ouvir mais e falar menos.

Registrar informações: muitos atendimentos são de péssima qualidade e irritam o cliente devido a falta de informação e conhecimento, e isso acontece quando as pessoas não anotam, não registram estas informações nos seus sistemas de atendimento, nos pedidos de bares, restaurantes e etc.. Não anotam ou não sabem anotar, simplesmente por não saber interpretar texto, tema este, que já foi assunto em um post nosso. Por isso, fica a dica, anotar e anotar direito, é fundamental.

Receber e encaminhar reclamações: o verdadeiro profissional de atendimento sabe receber e encaminhar uma reclamação. Quando um cliente faz uma reclamação, ele deseja saber o desfecho dela, ou seja, as atitudes que foram tomadas, se ele de fato foi percebido como cliente; Se o profissional não souber receber e encaminhar esta reclamação, de uma forma clara, transparente e imparcial, o cliente ficará ainda mais insatisfeito, podendo inclusive, acionar a empresa através de órgãos públicos, além de fazer citações nas redes sociais.

Receber e encaminhar sugestões: você percebe que o cliente está virando um fá da sua empresa quando ele começa a dar sugestões de melhoria, neste momento ele começa a se sentir um “membro” da empresa, por isso é fundamental que estas sugestões não sejam só encaminhadas, mas que ele tenha o retorno dela.

Vender: o verdadeiro profissional de atendimento sabe também vender. Quando falamos em vender, não é só vender o produto e/ou serviço da empresa, mas vender a imagem da empresa, seu padrão de qualidade, sua preocupação com o cliente, enfim, este é o momento do encantamento, ou o momento de conquistar um fã.

Demonstrar profissionalismo: a última função básica é demonstrar profissionalismo, ou seja, se concentrar no seu cliente, no  que ele espera e no que a empresa pode dar. Isso tudo sem levar nada para o lado pessoal.

Você aprova estas funções básicas? Sua empresa as possui? Você pratica estas funções básicas? Praticam com você, quando você é cliente?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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