Problemas! O que você faz?
Infelizmente não dá para dizer que nunca teremos problemas na vida. Mas, se falarmos de problemas nas empresas, isso é ruim? Vivemos em um mundo, onde o que não faltam são problemas, principalmente nos dias de hoje com a economia no ponto que chegou.
Sendo assim, o jeito é você ser a solução em um universo cheio de problemas, pois nesses momentos, as pessoas costumam sumir, se esquivar, pensar negativamente, procurar culpados e etc., desta forma, ao surgir um problema, você deve comemorar, pois está aí, a chance de dar a volta por cima e mostrar sua competência, ter a chance de ser um profissional melhor, de ajudar e melhorar a empresa, e com tudo isso, ainda poder ganhar mais dinheiro.
É claro que ninguém gosta de problemas, para as empresas então, problemas é algo nada interessante, mas, seja ele, grande, pequeno ou médio, o problema sempre vai aparecer, mesmo que se tome várias medidas contra.
Já tive a oportunidade de presenciar e ainda continuo presenciando, profissionais que ao sentirem que tem um problema para ser resolvido, simplesmente desaparecem ou tem uma atitude de quem não tem nada a ver com aquilo, pois não foi ele quem criou isso, e pior, até pessoas que criam o problema, fingem que não estão nem aí, esperando que apareça um salvador da pátria e resolva tudo.
Pois bem, mal sabem essas pessoas, que ao fugirem do problema, estão demonstrando para os líderes e para a empresa como um todo que ela é incompetente e incapaz de lidar e solucionar problemas, isso conta negativamente, e com certeza será um fator decisivo em um processo de demissão futuro.
Já os que enfrentam o problema e colocam “a cara a tapa”, são totalmente valorizados, mesmo se não conseguirem resolver o problema em sua totalidade, mas só o fato de demonstrarem coragem, comprometimento, envolvimento, senso de organização e de urgência, além de engajamento, já os fazem pessoas bem vistas e valorizadas, com isso, tenham certeza que serão prestigiadas e reconhecidas na hora de uma promoção.
Vejam um dos problemas que vivemos hoje, o desemprego em alta, com isso, 4 em cada 10 pessoas estão com algum tipo de conta em atraso, isso torna-se um problema de grande relevância para as empresas que precisam receber o valor dessas contas, aparece aí uma grande oportunidade de crescimento aos profissionais, pois precisam descobrir ferramentas, estratégias e/ou alternativas, para que se encontre uma saída para este problema, e as empresas consigam de alguma forma receber esses valores em atraso sem afetar gravemente a vida das pessoas que estão em débito.
Muitas pessoas tem emprego, porque existem problemas a solucionar, caso contrário, também estariam desempregadas, mas o problema não pode ser constante, principalmente a recorrência do mesmo problema. Sendo assim, aprenda com os problemas e se transforme naquela pessoa que traz a solução e não aquela que foge.
As empresas, os clientes e o mundo como um todo, precisam de pessoas éticas, sinceras, honestas, transparentes, inteligentes, de boa índole, de ótimo caráter, que saibam e queiram resolver problemas. Seja uma delas. Fica a dica e o pedido.
Você é uma pessoa que busca soluções para os problemas ou simplesmente foge deles? Seu líder, enfrenta problemas ou foge deles, se fugir, cuidado, não é um líder, e sim um chefe.
Um grande abraço a todos!
Comentários