Praticando um feedback de sucesso

 

feedback1

De uns tempos para cá, temos ouvido falar a todo instante a palavra feedback. Mas de fato o que é feedback? Por que é importante? Todos podem dar feedback?

A palavra feedback vem do inglês e significa realimentação, opinião, retroinformação, comentários e informações sobre algo que já foi feito com o objetivo de avaliação.

O feedback é uma das técnicas de gestão de pessoas das mais importantes, pois através dela é possível orientar os colaboradores na execução das atividades de uma forma melhor e mais correta, orientar também no desenvolvimento das competências que o levarão à galgar o espaço desejado, ou seja, feedback é nada mais nada menos que uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Oferecer às pessoas um feedback eficiente é uma das técnicas mais poderosas de comunicação que se bem praticado, alcançam resultados surpreendentes. Quando aprimoramos nossas habilidades de feedback, criamos um processo de compreensão, respeito e confiança em uma relação, tanto pessoal como profissional. É esse o poder que esse conceito tem.

Quando não damos nenhum tipo de retorno a uma pessoa, além de sentir os resultados dessa rejeição, ela pode realmente reagir com baixa produtividade e/ou comportamentos inadequados. Dar feedback é um desafio, e embora muitas pessoas estejam por aí dando este feedback, de fato, poucas estão preparadas, pois precisamos entender as outras pessoas e a maneira como elas reagem para aprimorar nossa capacidade de dar retorno, quem dá o feedback, precisa ser capaz de fazer uma “leitura” das outras pessoas, não é uma habilidade inata, mas algo que precisa ser desenvolvido.

Para dar feedback requer técnica. Por isso é muito importante para quem dá este feedback, saber quais são estes passos, para não criar problemas em vez de solução, afinal, o feedback é uma oportunidade de crescimento através da visão do outro.

O líder que aplica corretamente esta técnica ganha o respeito de seus liderados, e com isso, amplia a produtividade e os resultados dos negócios. Nos dias de hoje, o líder que não dá e/ou não sabe dar um feedback é um “desastre” para qualquer empresa, influenciando negativamente nos resultados.

Os principais passos para um feedback de sucesso que garante bons resultados são: 1- Levantamento de todos os dados e informações, tenha tudo em mãos, pois para um bom feedback o perfeito esclarecimento é primordial, pois na maioria das vezes você vai falar de algo que as pessoas não percebem no seu dia a dia; 2- Analise os dados, este também é um fator muito importante para que você se certifique que de fato existe algo a ser corrigido e/ou melhorado: 3-) Tire o lado emocional na hora do feedback, reforce sempre o lado profissional, deixando claro o objetivo, por isso é importante ter os dados em mãos e uma análise bem feita da situação; 4-) Estabeleçam alternativas e um plano de ação conjunto, mas isto é feito de comum acordo, pois o foco é a melhoria do trabalho e dos resultados: 5-) Resultados, este é o objetivo final, é uma relação de compromisso, por isso deve ser acompanhado.

O feedback não precisa necessariamente ser dado em uma sala reservada, depende muito da situação, pois se analisarmos friamente o conceito de feedback, vamos chegar a conclusão que o recebemos diariamente, em diversos lugares e através de diversas pessoas. Basta então, você saber qual é o tipo de feedback que você vai dar e aplicá-lo, mas conforme as regras citadas, pode ser em uma sala reservada ou não, mas nunca na frente de outras pessoas, pois pode se tornar constrangedor para quem recebe, mesmo que não seja algo tão significante assim.

Lembrem-se, a diferença de um feedback bem dado e um feedback mal dado é que após o mesmo, você pode ter ganho um colaborador ou um inimigo, um funcionário motivado ou desmotivado, um resultado positivo ou negativo, uma empresa melhor ou pior. Você é quem decide, por isso, aprenda a dar feedbacks claros, objetivos, mostrando sua preocupação com a causa e com a pessoa, nunca levando para o lado pessoal, a empresa com feedbacks corretos é melhor, a vida com feedbacks corretos é melhor, o mundo com feedbacks corretos é melhor.

Você sabe dar feedback? Sabe receber feedback?

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

1 Comment

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *