Por que “Puxar o Tapete” dos Outros?

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Sempre tivemos dentro das empresas e hoje não é diferente, profissionais de todos os tipos, que podem muito bem ser divididos entre os bem intencionados e os mal intencionados. No segundo grupo, encontramos boa parte daqueles que podem “puxar o tapete” do colega.

Mas afinal, por que as pessoas usam deste artifício tão sem ética e caráter para prejudicar os outros achando que vai se dar bem na vida?

Primeiramente existe a necessidade de se avaliar muito bem a questão para se ter a certeza de que o colega quer te prejudicar. Não podemos esquecer que muitas pessoas sofrem da chamada mania de perseguição, e acham que todos querem “puxar seu tapete”, afinal, é muito mais fácil culpar o outro do que assumir as suas próprias responsabilidades e erros.

Para saber se realmente existe este fato, é necessário ter dados concretos em mãos, e para começar o ideal é ouvir a opinião de outras pessoas, mas precisam ser pessoas que participam do dia a dia, que sejam de confiança e acima de tudo éticas, pois este tema não pode gerar fofocas pelos cantos da empresa.

Não só as empresas, mas os profissionais também perdem muito com este “puxar o tapete”. As vezes são pessoas que se preparam durante anos para ter um cargo melhor, um salário melhor e por atitudes mal pensadas, despreparo ou até mesmo maldade por parte de outra e/ou outras pessoas, este profissional pode perder o emprego e jogar por água abaixo todo este esforço realizado durante anos, podendo inclusive correr risco de vida se entrar em uma depressão profunda.

A empresa também acaba sendo prejudicada, pois pode perder um grande profissional para a concorrência, pois não enxergando solução para aquele problema, ele acaba procurando oportunidade em outro lugar, e a empresa perde um grande profissional para ficar com um mais ou menos ou só menos, que é a grande maioria, profissionais que nunca vão colocar a empresa em lugar de destaque, podem até colocar, mas por um tempo determinado.

Neste momento tão delicado, o Departamento de Recursos Humanos tem um papel fundamental na identificação e colaboração para a solução do problema. Seja através de investigação, conversas, pesquisas e/ou análise, mas precisam fazer algo e de forma rápida e justa.

As pessoas precisam entender de uma vez por todas, que hoje, dentro de um mercado tão concorrido, onde o cliente está cada vez mais exigente e vale ouro, a união realmente faz a força e a diferença, desta forma, ao tentar “puxar o tapete” de outro profissional, você está puxando o seu e o da empresa também.

Não fique tentando fazer algo que já faz parte do passado, “puxar o tapete” de alguém só vai lhe trazer infelicidade e derrotas, pois mais cedo ou mais tarde a verdade vem a tona e com certeza vai arruinar sua vida.

Em um momento que cobramos ética e transparência dos nossos políticos, vamos nós então, fazer aquilo que cobramos dos outros, ser ético, transparente e parceiro das pessoas que trabalham conosco, pois vivemos do sucesso da empresa perante o mercado, e se você não trabalha em equipe, não proporciona um ambiente ético e transparente, onde todos gostam e sentem prazer de trabalhar, o sucesso da sua empresa está com os dias contados e o seu também.

Não confundam competição com “puxar o tapete”, pois em uma competição ganha o que se preparou melhor, aquele que aproveitou as suas experiências e o conselho dos mais experientes, já “puxar o tapete”, é aquele que “ganha” temporariamente, pois ganhou através da maldade, da falta de ética, de respeito.

Vamos fazer uma empresa e um país melhor, respeitando o parceiro, os profissionais de todos os níveis, os que trabalham direta e indiretamente conosco, ajudando em tudo que for preciso, ajudem as pessoas a crescer e tenha a certeza que você também será ajudado.

Você já “puxou o tapete” de alguém? Já “puxaram o seu tapete”? Você concorda em “puxar o tapete” das pessoas? Você acha que as empresas precisam ter pessoas que “puxam o tapete” dos outros?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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