Por que “Puxar o Tapete” dos Outros?
Sempre tivemos dentro das empresas e hoje não é diferente, profissionais de todos os tipos, que podem muito bem ser divididos entre os bem intencionados e os mal intencionados. No segundo grupo, encontramos boa parte daqueles que podem “puxar o tapete” do colega.
Mas afinal, por que as pessoas usam deste artifício tão sem ética e caráter para prejudicar os outros achando que vai se dar bem na vida?
Primeiramente existe a necessidade de se avaliar muito bem a questão para se ter a certeza de que o colega quer te prejudicar. Não podemos esquecer que muitas pessoas sofrem da chamada mania de perseguição, e acham que todos querem “puxar seu tapete”, afinal, é muito mais fácil culpar o outro do que assumir as suas próprias responsabilidades e erros.
Para saber se realmente existe este fato, é necessário ter dados concretos em mãos, e para começar o ideal é ouvir a opinião de outras pessoas, mas precisam ser pessoas que participam do dia a dia, que sejam de confiança e acima de tudo éticas, pois este tema não pode gerar fofocas pelos cantos da empresa.
Não só as empresas, mas os profissionais também perdem muito com este “puxar o tapete”. As vezes são pessoas que se preparam durante anos para ter um cargo melhor, um salário melhor e por atitudes mal pensadas, despreparo ou até mesmo maldade por parte de outra e/ou outras pessoas, este profissional pode perder o emprego e jogar por água abaixo todo este esforço realizado durante anos, podendo inclusive correr risco de vida se entrar em uma depressão profunda.
A empresa também acaba sendo prejudicada, pois pode perder um grande profissional para a concorrência, pois não enxergando solução para aquele problema, ele acaba procurando oportunidade em outro lugar, e a empresa perde um grande profissional para ficar com um mais ou menos ou só menos, que é a grande maioria, profissionais que nunca vão colocar a empresa em lugar de destaque, podem até colocar, mas por um tempo determinado.
Neste momento tão delicado, o Departamento de Recursos Humanos tem um papel fundamental na identificação e colaboração para a solução do problema. Seja através de investigação, conversas, pesquisas e/ou análise, mas precisam fazer algo e de forma rápida e justa.
As pessoas precisam entender de uma vez por todas, que hoje, dentro de um mercado tão concorrido, onde o cliente está cada vez mais exigente e vale ouro, a união realmente faz a força e a diferença, desta forma, ao tentar “puxar o tapete” de outro profissional, você está puxando o seu e o da empresa também.
Não fique tentando fazer algo que já faz parte do passado, “puxar o tapete” de alguém só vai lhe trazer infelicidade e derrotas, pois mais cedo ou mais tarde a verdade vem a tona e com certeza vai arruinar sua vida.
Em um momento que cobramos ética e transparência dos nossos políticos, vamos nós então, fazer aquilo que cobramos dos outros, ser ético, transparente e parceiro das pessoas que trabalham conosco, pois vivemos do sucesso da empresa perante o mercado, e se você não trabalha em equipe, não proporciona um ambiente ético e transparente, onde todos gostam e sentem prazer de trabalhar, o sucesso da sua empresa está com os dias contados e o seu também.
Não confundam competição com “puxar o tapete”, pois em uma competição ganha o que se preparou melhor, aquele que aproveitou as suas experiências e o conselho dos mais experientes, já “puxar o tapete”, é aquele que “ganha” temporariamente, pois ganhou através da maldade, da falta de ética, de respeito.
Vamos fazer uma empresa e um país melhor, respeitando o parceiro, os profissionais de todos os níveis, os que trabalham direta e indiretamente conosco, ajudando em tudo que for preciso, ajudem as pessoas a crescer e tenha a certeza que você também será ajudado.
Você já “puxou o tapete” de alguém? Já “puxaram o seu tapete”? Você concorda em “puxar o tapete” das pessoas? Você acha que as empresas precisam ter pessoas que “puxam o tapete” dos outros?
Um grande abraço a todos!
Comentários