Por que a liderança fracassa?

Líder

No mundo atual, com uma concorrência acirrada em todos os setores, pessoas com formas diferentes de pensar e agir e equipes formadas com pessoas de diferentes gerações, a liderança mais do que nunca, passa a ter um papel fundamental no sucesso das equipes, das pessoas e das empresas.

Mas mesmo assim, por que esta liderança ainda fracassa? Este é um questionamento feito por vários líderes e profissionais de recursos humanos, que a cada dia buscam alternativas para diminuir estes fracassos.

Vamos aqui, citar alguns motivos e suas respectivas soluções, claro que são sugestões e por isso, estão abertas a comentários e a outras sugestões. O primeiro destes motivos é a falta de disposição do líder para ouvir seus subordinados. Este é um sério problema, pois muitas vezes, os líderes alegam falta de tempo e não priorizam ouvir e conversar com seus subordinados, isso acaba dando vazão às chamadas “fofocas” e criando desmotivação no subordinado e na equipe, que acabam não se achando importante para o seu líder e para sua empresa, pois sua opinião e seus problemas não valem nada. A solução para isso, é única, se organize, ouça a todos, dê feedback, crie um ambiente saudável e participativo.

Outro motivo de fracasso é a incapacidade de organizar os detalhes, por exemplo, cria uma meta, mas não comunica os detalhes, ou seja, diz onde tem que chegar, mas não mostra o caminho, não apóia. Organizar detalhes é importante para que a ação dos subordinados aconteça com o menor grau de dificuldade e de problemas possíveis, lembrem-se, um líder tem que ter uma capacidade muito grande de enxergar e organizar detalhes, isso é um diferencial importantíssimo na conquista de resultados positivos.

A falta de disposição do líder em fazer aquilo que ele pede para os colaboradores fazerem, também é um motivo dos fracassos da liderança. É como eu sempre falo, os líderes são observados por todos e em todos o momentos, eles são os verdadeiros espelhos que refletem nos seus colaboradores, sendo assim, peça aos seus colaboradores fazer as coisas do mesmo jeito que você faz, ou seja, você não pode pedir para um colaborador atender o cliente com um sorriso no rosto por exemplo, se você como líder e exemplo não faz.

Mais um motivo para o fracasso da liderança é o medo que o líder tem da competição dos outros, ou seja, os líderes ficam com medo de perder o lugar para os seus colaboradores. O líder deve ser acima de tudo, um formador de pessoas, e deve ter na sua equipe, pessoas preparadas para o substituir, formar o seu substituto, pois quando ele for chamado para uma promoção por exemplo, deve já ter preparado seu substituto, caso contrário pode perder a chance de ser promovido, e pior ainda, pode ser visto como um líder que não sabe formar e desenvolver pessoas, o líder que tem medo de perder o lugar para um colaborador seu, não pode ser líder.

A ausência de pensamento criativo é outro motivo de fracasso na liderança, o líder de hoje precisa ser criativo, precisa inovar e propor coisas novas, necessita estar de olho no mercado, se reciclando, fazendo cursos e estudando a concorrência. Muitos líderes acham, que por já serem líderes, não precisam criar coisas novas e nem inovar, acabam com isso se acomodando e perdendo espaço, o líder que não é criativo, perde o valor, o respeito e o lugar. O líder com pensamento criativo também promove esta criatividade na sua equipe ou no seu grupo, se permite a testar novas sugestões dadas pelos colaboradores.

Mais um motivo fundamental para o fracasso da liderança, é a chamada síndrome do “EU”, é aquele líder que tudo que acontece de positivo, fala que foi ele, e tudo que dá errado, foi a equipe ou as outras pessoas. O líder de verdade está ao lado da sua equipe sempre, dá a equipe os méritos da vitória, assume as derrotas preservando a equipe, deixando para discutir no reservado com a equipe, os motivos da derrota e os acertos para conquistar novas vitórias.

O excesso de licenciosidade é mais um motivo do fracasso da liderança, são líderes que abusam da liberdade, que não sabem chamar atenção, é desregrado e desordenado, também não tem bons costumes e não é ético. O líder que age desta forma, nunca pode ser chamado de líder, afinal faz tudo ao contrário do verdadeiro líder, isso mata o líder. O líder sabe chamar a atenção no momento certo, dá liberdade na medida exata, segue e discute regras, tem bons costumes, é justo e muito ético.

O líder desleal, também é um motivo que faz a liderança fracassar, aquele líder que o colaborador não pode confiar, o líder que vê o colaborador fazendo coisas erradas, ou coisas que não agradam e não fala nada, até que um dia o chama e o demite, e aí sim diz tudo que estava errado, ou ainda, aquele líder que “rouba” a ideia do colaborador dizendo que é sua, fala ao colaborador que a ideia é razoável, mas não aplicável naquele momento, mas como ele sabe que é boa, leva adiante dizendo ser sua. Líder de verdade dá feedback, aponta os erros e fornece as soluções de melhoria, aponta também as virtudes e o elogia perante aos demais membros da equipe e para o restante da empresa. Leva a frente as ideias ou projetos dos colaboradores, dando o crédito a quem de fato merece.

Outro motivo importante que colabora com o fracasso da liderança é o fato do líder ficar a todo o momento dando ênfase na autoridade, aquele líder que fala sempre, eu sou o chefe, eu mando, você não sabe com quem está falando. O líder de verdade não precisa ficar lembrando estas coisas aos seus colaboradores, o líder de verdade conversa de igual para igual, os colaboradores já sabem que ele é quem manda, mas isso foi conquistado através de boas atitudes, de ética, transparência, respeito, valores e compreensão. O líder de verdade não impõe a liderança, ele a conquista.

A falta de compreensão por parte do líder dos efeitos negativos de um ambiente negativo é mais um motivo do fracasso da liderança. Não adianta o líder cobrar resultado, se os computadores estão “arcaicos”, se o colaborador não tem uma cadeira digna para sentar, se o clima é tenso, se as pessoas não se respeitam, se o ar condicionado não funciona adequadamente. O líder de verdade, se preocupa com todos os efeitos do ambiente, ajuda a proporcionar um ambiente totalmente favorável, equipamentos em perfeito estado, mobiliário adequado, ambiente alegre, leve e participativo. O líder de verdade consegue o resultado mesmo com o ambiente negativo, pois a equipe luta ao lado dele, mas ele sabe reconhecer, quais são as dificuldades de conquistar os resultados com um ambiente negativo.

O último destes fatores é a falta de bom senso. O líder tem que ter bom senso, ou seja, saber colocar a pessoa certa no lugar certo, não adianta deixar o colaborador em uma função que ele não rende, o líder precisa enxergar isso e ter o bom senso de alocá-lo na função certa, onde os resultados esperados pela empresa e pelo colaborador será conquistado e até superado.

Se você é líder, fica aqui a dica. Será que não estamos errando em algum destes motivos?

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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