Pontualidade, uma Questão de Respeito
Infelizmente no Brasil, existe um péssimo hábito de não se cumprir horários. Seja no trabalho, seja em shows, programas de televisão, partidas de futebol e etc..
Já em países desenvolvidos e com outro tipo de cultura, se você marca uma reunião às 09:00 h. ela começa exatamente às 09:00 h., se existe um show marcada para às 22:00 h. ele começa de fato às 22:00 h.
O abuso infelizmente é enorme, isso é uma falta de respeito muito grande com as pessoas que chegam no horário. Para piorar ainda mais a situação, na opinião de grande parte da população brasileira, o atraso é uma coisa normal.
Imagine um cliente com um problema sério para resolver e telefona para a sua empresa às 08:00 h. Vai ter alguém para atendê-lo? Pode ser que sim, mas provavelmente não vai ter ninguém.
A situação da falta de pontualidade é tão normal, que em uma entrevista de emprego, muitos candidatos colocam como comprometimento o fato de não chegar atrasado ao trabalho, isso se chama obrigação e não comprometimento, afinal, uma empresa quando contrata alguém, ela não informa ao colaborador que ele pode chegar atrasado que não haverá problemas.
Quando você vai a um show, por exemplo, no ingresso existe a informação que este show começa às 23:00 h., doce ilusão, as vezes acaba começando às 02:00 h. Durante a Copa do Mundo realizada no Brasil, os dirigentes do futebol brasileiro e boa parte da população, ficaram maravilhados com a pontualidade no início dos jogos, como se isso fosse uma coisa de outro mundo, algo anormal e difícil de fazer.
Mas por que existe este hábito no Brasil? Por que não se leva a sério a pontualidade? Enfim, por que é tão difícil cumprir horários?
As respostas são sempre as mesmas, trânsito, chuva, relógio não despertou, acidente e etc.. Claro que imprevistos acontecem e infelizmente não temos como evitar, mas só que a grande maioria das pessoas chegam atrasadas a maior parte das vezes, os eventos atrasam a maior parte das vezes.
Se queremos de fato ser um país de primeiro mundo, que dê exemplos positivos, precisamos também nos atentar aos detalhes, e o detalhe da pontualidade é fundamental, não importa se você é muito ocupado, muito importante ou muito seja lá o que for, seja pontual, respeite as pessoas, o público, o cliente, a família e você mesmo.
Afinal, o problema da pontualidade não vale só no trabalho, vale para qualquer compromisso, seja social ou profissional, happy hour, festa de criança, jantar com amigos, casamento e etc..
Você concorda que o problema do atraso em nosso país é cultural? Você atrasa muitas vezes? Você acha que temos que mudar esta triste realidade? Você acredita que podemos mudar esta realidade?
Um grande abraço a todos!
Comentários