Pontualidade, uma Questão de Respeito

Pontualidade

Infelizmente no Brasil, existe um péssimo hábito de não se cumprir horários. Seja no trabalho, seja em shows, programas de televisão, partidas de futebol e etc..

Já em países desenvolvidos e com outro tipo de cultura, se você marca uma reunião às 09:00 h. ela começa exatamente às 09:00 h., se existe um show marcada para às 22:00 h. ele começa de fato às 22:00 h.

O abuso infelizmente é enorme, isso é uma falta de respeito muito grande com as pessoas que chegam no horário. Para piorar ainda mais a situação, na opinião de grande parte da população brasileira, o atraso é uma coisa normal.

Imagine um cliente com um problema sério para resolver e telefona para a sua empresa às 08:00 h. Vai ter alguém para atendê-lo? Pode ser que sim, mas provavelmente não vai ter ninguém.

A situação da falta de pontualidade é tão normal, que em uma entrevista de emprego, muitos candidatos colocam como comprometimento o fato de não chegar atrasado ao trabalho, isso se chama obrigação e não comprometimento, afinal, uma empresa quando contrata alguém, ela não informa ao colaborador que ele pode chegar atrasado que não haverá problemas.

Quando você vai a um show, por exemplo, no ingresso existe a informação que este show começa às 23:00 h., doce ilusão, as vezes acaba começando às 02:00 h. Durante a Copa do Mundo realizada no Brasil, os dirigentes do futebol brasileiro e boa parte da população, ficaram maravilhados com a pontualidade no início dos jogos, como se isso fosse uma coisa de outro mundo, algo anormal e difícil de fazer.

Mas por que existe este hábito no Brasil? Por que não se leva a sério a pontualidade? Enfim, por que é tão difícil cumprir horários?

As respostas são sempre as mesmas, trânsito, chuva, relógio não despertou, acidente e etc.. Claro que imprevistos acontecem e infelizmente não temos como evitar, mas só que a grande maioria das pessoas chegam atrasadas a maior parte das vezes, os eventos atrasam a maior parte das vezes.

Se queremos de fato ser um país de primeiro mundo, que dê exemplos positivos, precisamos também nos atentar aos detalhes, e o detalhe da pontualidade é fundamental, não importa se você é muito ocupado, muito importante ou muito seja lá o que for, seja pontual, respeite as pessoas, o público, o cliente, a família e você mesmo.

Afinal, o problema da pontualidade não vale só no trabalho, vale para qualquer compromisso, seja social ou profissional, happy hour, festa de criança, jantar com amigos, casamento e etc..

Você concorda que o problema do atraso em nosso país é cultural? Você atrasa muitas vezes? Você acha que temos que mudar esta triste realidade? Você acredita que podemos mudar esta realidade?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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