Pessoas que são motivadas para agir

Ação

Hoje comenta-se muito sobre atendimento, sobre qualidade em atendimento, motivação, comprometimento, satisfação do cliente, fidelização de clientes, e etc.. Partindo deste princípio e olhando para esta preocupação e necessidade, perguntamos: será que os profissionais estão motivados o suficiente para agir, ou seja, para a ação?

Quando falamos em pessoas motivadas para agir, estamos falando de pessoas que quando ouvem, vêem ou percebem algum problema, já assumem a responsabilidade pela solução do mesmo como se fosse seu.

Estas pessoas não ficam paradas, olhando e esperando o que vai acontecer, muito pelo contrário, são proativas, se mexem, perguntam, questionam, correm atrás de quem pode resolver, enfim, são pessoas que fazem de fato a diferença, na empresa, na vida delas e na vida dos clientes.

Estas pessoas são especiais e muito disputadas pelo mercado, pois não são só motivadas para agir, mas que agem de fato, fazendo a diferença dentro de uma empresa em qualquer situação, elas assumem, se envolvem, se comprometem e resolvem problemas, enquanto outras ficam reclamando, ficam buscando culpados, procurando desculpas e chorando.

Não temos dúvida que essas pessoas motivadas para agir, são aquelas que na verdade mais ganham, e quando falamos e ganhar, não estamos falando somente na parte financeira, ganham também respeito e admiração de todos, ganham ainda o respeito dos clientes e não ficam preocupadas com recompensas, pois isso acontece de forma natural.

Falando na parte financeira, este reconhecimento vem com certeza, pois pessoas que são motivadas para agir e com isso solucionam problemas, são muito atrativas para um mercado tão carente de pessoas com este tipo de perfil. Se este reconhecimento não vier através da empresa a qual elas trabalham, com certeza vai vir de um concorrente.

Já o reconhecimento por parte dos clientes também virá com certeza, pois o que os clientes mais querem hoje em dia são pessoas de ação, pessoas que resolvam de fato todos os seus problemas e não “empurrem com a barriga” para frente ou para outros tentarem resolver, o mercado precisa urgentemente de solucionadores de problemas, pessoas prontas para agir com presteza e exatidão, e não enroladores, pessoas que falam muito bem, tem até boa vontade, mas nada resolvem.

Para se ter pessoas deste perfil no quadro, as empresas precisam investir em treinamentos, qualificação, educação, comunicação, ambiente e transparência. Precisam também ter normas, processos e procedimentos justos, corretos, flexíveis, simples de entender e de praticar, sem asteriscos e letras pequenas em seus contratos, sem cláusulas de duplo sentido, falar a língua do cliente e não enrolar com palavras bonitas.

Empresas compostas por funcionários motivados para agir e que solucionam problemas, terão cada vez mais bons e fiéis clientes, pois clientes respeitam as empresas que os respeitam e os entendem, que não lhes proporcionem apenas bons produtos, serviços e preços, mas que os atendam com respeito, dignidade, transparência, atenção e que dê soluções rápidas e precisas, não lhes causando transtornos e dores de cabeça.

Depois de tudo que comentamos aqui, é necessário fazer um exame de consciência para saber se sua empresa é uma empresa amiga do cliente, se ela é uma empresa motivada para agir.

Você é uma pessoa motivada para agir? Você assume a responsabilidade para a solução dos problemas dos clientes? Você age rapidamente?  Sua empresa incentiva este tipo de atitude?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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