Passado, presente e futuro!

Passado, presente e futuro

Temos ouvido muitas coisas no decorrer de nossas vidas referente a passado, presente e futuro. Muitas pessoas, muitos livros e muitas matérias, têm definições sobre estes três tempos de nossa vida. Mas afinal, existe um pensamento certo ou errado sobre passado, presente e futuro?

Segundo o dicionário Michaelis, “passado é aquilo que passou; decorrido, findo, imediatamente anterior, que passou de tempo. Presente é o tempo que exprime ação que está sendo feita; estado ou fenômenos atuais, é o tempo presente; o tempo atual. Já futuro é o que há de vir a ser, que está para ser ou acontecer, o que há de suceder depois do presente”.

O que podemos concluir e colocar em discussão então, após estas definições? Vejo o passado de fato como algo que passou, que decorreu em nossas vidas, mas acredito que o passado é um ponto fundamental na vida das pessoas, pois o passado trás a experiência, seja ela positiva ou negativa. Através do passado conseguimos ter um presente melhor que ele passado, mesmo que ainda, algumas pessoas, autores e gurus achem que passado é algo para ser esquecido, vejo que o passado é algo para ser aprendido, não devemos sim se prender a ele e deixar de viver o presente e planejar o futuro, mas deve ser usado como aconselhador, seja na vida pessoal ou profissional. Pessoas que usam o passado como experiência e aprendizado de vida, dificilmente tem um presente e um futuro ruim.

Já o presente é o estado atual, aquilo que estamos vivendo de fato, presente é para ser aproveitado, vivido e também aprendido, pois o presente que você vive hoje será passado amanhã, ou daqui a alguns segundos. Aproveite então e viva o momento, faça dele o melhor que puder, através da sua experiência de passado, você pode viver um presente melhor e com isso, poderá também planejar um futuro real e melhor.

Futuro é o que ainda vai acontecer, é o que sucede o presente, e o futuro, como diz o ditado popular, a DEUS pertence. Mas sem dúvida, podemos também ajudar a ditar este futuro, aprendendo com o passado e com o presente, fazendo planejamentos para de fato aquilo que queremos e precisamos seja realizado da forma que imaginamos e sonhamos.

Muitas pessoas têm sonhos para o futuro, mas deixam de viver este sonho no meio do caminho, alguns por achar melhor seguir outros caminhos, outros por enxergarem que aquilo não era tão bom assim e outros por simplesmente não acreditar em suas ações e nos seus sonhos.

Depois de tudo que lemos aqui, podemos entender o quanto é importante em nossa vida o passado, o presente e o futuro, desta forma não podemos deixar de lado nenhum destes tempos de nossa vida.

Estes tempos de nossas vidas vão além de serem somente fases de nossas vidas, eles são responsáveis por tudo que fomos, que somos e que ainda seremos na nossa vida, passado é história, uma história de vida que não podemos deixar de lado, pois nunca será apagada. É praticamente impossível construir uma vida sem passado, até para saber o que é bom e o que é ruim.

Quantas empresas e pessoas mudaram o rumo de suas vidas olhando para o passado, com isso, viveram um presente mais próspero e um futuro realizador, colhendo dia a dia os frutos deste aprendizado.

Passado lhe traz experiência para o presente, te fazendo uma pessoa melhor ou fazendo uma empresa melhor, já este presente, será o passado que vai colaborar muito com o seu futuro, pois com o presente virá também a experiência necessária para se planejar melhor.

Você é uma pessoa que aprende com o passado? Você despreza o passado? Você vive de passado e esquece o presente e o futuro? Enfim, você vive e planeja sua vida?

Um grande abraço a todos

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

1 Comment

  1. I truly wanted to develop a small message so as to appreciate you for some of the fabulous facts you are writing at this site. My long internet search has now been recognized with extremely good tips to share with my great friends. I would point out that most of us readers actually are extremely blessed to live in a notable site with so many outstanding people with great things. I feel really happy to have encountered your entire web site and look forward to tons of more excellent moments reading here. Thanks once again for a lot of things.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *