Papa Francisco, o líder que faltava no mundo de hoje
Jorge Mario Bergoglio (Papa Francisco), nascido em Buenos Aires (Argentina) em 17/12/1936, foi escolhido Papa em 13/03/13 e está em sua primeira visita internacional como Papa, e para a nossa alegria, o primeiro país visitado é o Brasil.
Para o alívio de não só nós brasileiros, mais para o mundo inteiro, o Papa Francisco nos mostrou ser um líder de verdade, como a muito tempo não tínhamos no mundo, um líder não somente da igreja católica, mais um líder mundial, que está de fato ao lado do povo, sempre sorridente, demonstrando bom humor, alegria, humildade e simplicidade, que se preocupa com a situação mundial e que tem pela frente vários desafios delicados para enfrentar.
Neste evento ao qual o Papa Francisco participa no Rio de Janeiro, a Jornada Mundial da Juventude, onde encontram-se ali jovens de todo o mundo, ele demostrou todo seu carisma, mostrando que agrada aos jovens, sejam eles católicos ou não, simplesmente porque hoje temos jovens desencantados com quase tudo, sem grandes perspectivas positivas de futuro, vendo um aumento na violência, desacreditados nos mais velhos e nos políticos, onde acham que estas pessoas são egoístas, consumistas e não tem valores.
E aí chega ele, o Papa Francisco, bem mais velho e quase uma avô para a maioria desses jovens, com sua humildade, sendo contra o consumo exagerado, que diz aos jovens, que eles são as portas por onde o futuro entrará, e que conta com eles.
Um Papa que é um líder que simplifica, que para ele menos é mais, que nada tem a ver com os personagens conhecidos por todos, tem um comportamento franciscano, que contrasta com os escândalos de algumas igrejas, sejam elas católicas ou não, e com os escândalos políticos no Brasil e fora dele.
Um Papa usando sapatos pretos simples, um crucifixo de prata também simples, diferente dos crusifixos de ouro nomalmente usados por outros Papas, que quebra protocolos em nome da proximidade com o povo, que olha no olho das pessoas e sente as necessidades, as angústias e as dores de cada uma delas.
Mas antes que façam algum tipo de crítica, dizendo que ele está sendo hipócrita em usar roupas e acessórios simples e ser simples, saibam que ele sempre agiu desta forma, mesmo bem antes de se pensar em ser Papa, se é que ele pensou nisso um dia, pois sempre pensou em fazer o bem para as pessoas e liderá-las para o caminho correto, um líder que não vê religião e sim pessoas, que vai trabalhar entre outras coisas pelo diálogo entre as religiões, afinal todos somos irmãos e não inimigos apenas por ser de outra religião, a palavra da vez é respeito.
Ficam aqui o meu respeito, a minha gratidão, minha solidariedade e o meu apoio a este grande líder, o homem que vai mudar o mundo e colocá-lo nos trilhos, mostrando que respeito, amor, carinho, solidariedade, ética, integridade e transparência, são valores fundamentais para qualquer pessoa de bem, que queira viver bem e fazer o bem as outras pessoas, só assim, teremos um mundo e um país melhor. Mas para isso, precisamos ajudá-lo, pois ninguém faz nada sozinho, rezemos por ele e vamos fazer nossa parte.
Um grande abraço a todos.
Comentários