Palestras, sua Empresa Sabe como Realizar?

palestra

Tenho ouvido várias pessoas dos mais variados níveis hierárquicos, fazer comentários positivos e negativos sobre as palestras que são realizadas nas empresas, nas faculdades, e nos locais onde as pessoas vão espontaneamente visando um crescimento profissional.

Quando as empresas realizam palestras, é fundamental tomar alguns cuidados para não ocorrer o efeito contrário do esperado e causar nos participantes a desmotivação e até um certo “trauma”.

Antes de realizar uma palestra e de contratar um palestrante, é necessário definir claramente o tipo de resultado que se espera com este evento. Se a empresa tem como objetivo nesta palestra, fornecer aos colaboradores uma grande carga de conhecimento, o caminho está errado, nesta situação é melhor dar preferência a um curso, treinamento ou workshop.

Muitas empresas e frequentadores esperam adquirir em uma palestra um conhecimento enorme, como se estivesse por exemplo em um curso de pós graduação. As palestras são como pontapé inicial e/ou final de um conjunto de ações da empresa, com o objetivo de motivar, informar e indicar alguns caminhos a ser seguidos, mas jamais ensinar os detalhes de qualquer assunto.

Vejo muitas empresas realizando palestras que nada tem a ver com seu dia a dia, por exemplo, empresas que fazem palestras motivacionais, trazendo palestrantes famosos, mas seus líderes nem olham nos olhos de seus liderados. Como você consegue motivar alguém que ouve maravilhas em uma palestra, mas ao sair de lá e for para o dia a dia da empresa, nada daquilo vai acontecer?

As palestras não podem ser muito longas, uma ou duas horas no máximo, já incluindo perguntas e respostas, caso contrário ela pode ficar maçante, destruindo a expectativa do evento. Agora não imaginem que quanto menor o tempo da palestra menor será o preço, pois é muito mais difícil falar bem em pouco tempo, do que falar bem em muito tempo.

As empresas têm dúvidas também na hora de contratar um palestrante, questionando por exemplo, se ele deve ser generalista ou especialista. Resposta simples, se for uma palestra técnica, é necessário contratar um técnico especializado em sua área. Caso contrário, pode ser dada preferência a palestrantes que falem de conceitos gerais e evite os que pensam que entendem e podem dar palpites sobre as particularidades de seu negócio.

Porém, vale o alerta, não se iludam. Em uma hora de conversa, ninguém é capaz de entender os detalhes do processo que você utiliza na fabricação de automóveis por exemplo.

Depois de saber quais os resultados esperados e os objetivos a atingir, deve-se buscar o perfil do palestrante. Outra dica, não escolha o palestrante pelo preço, mas pelo que ele poderá acrescentar à sua empresa, ou a sua faculdade. Um palestrante barato pode ficar caro ao trazer resultados pífios. O palestrante é apenas uma parte do investimento, o maior valor está na soma do tempo de todos os participantes que estão ali para participar do evento.

Uma palestra de sucesso tem um planejamento bem feito, que passa por várias fases, com início, meio, fim, objetivo, resultados esperados e mensurados. É necessário ter uma programação bem feita e muito bem direcionada. Precisa ser dado as palestras, o valor que ela tem e aproveitado os benefícios que ela traz.

Você já participou de palestras que não acrescentaram nada na sua vida pessoal e/ou profissional? Sua empresa costuma investir em palestras? Você gosta de participar das palestras? As palestras trazem resultados positivos?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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