Os novos líderes, com Bill George
Continuando nosso resumo trazendo as melhores apresentações da ExpoManagement 2013, vamos trazer hoje as colocações e dicas de nada mais nada menos que Bill George, o lendário Chairman da Medtronic, antes, segue abaixo um resumo de que é Bill George.
Bill George é professor de prática de gestão na Harvard Business School, onde ele ensinou liderança desde 2004. Ele é o autor de quatro livros best-sellers: 7 Lições para Liderar na Crise, True North, encontrar o seu verdadeiro Norte e liderança autêntica . Com co-autor Doug Baker ele recentemente publicado Grupos True North.
Mr. George é o presidente e ex- executivo-chefe da Medtronic. Ele se juntou a Medtronic em 1989 como presidente e diretor de operações, foi diretor executivo 1991-2001, e presidente do conselho de 1996-2002. No início de sua carreira, ele era um executivo sênior da Honeywell e Litton Industries e serviu no Departamento de Defesa dos EUA.
Mr. George atualmente atua como diretor da ExxonMobil, Goldman Sachs, e da Clínica Mayo e também atuou no conselho da Novartis e Target Corporation. Atualmente é curador do Fórum Econômico Mundial, EUA e Guthrie Theater e um ex-administrador do Carnegie Endowment for International Peace. Ele atuou como presidente do conselho para o Sistema de Saúde Allina, Abbott Northwestern-Hospital, United Way das Grandes Cidades Gêmeas e AdvaMed.
Para Bill George, para ser um líder global é necessário possuir algumas características fundamentais. São elas, autenticidade, propósito, resiliência e autoconhecimento.
“A maioria dos líderes joga um jogo de curto prazo, ou seja, de tiro rápido, com isso, coloca os interesses pessoais acima da instituição. Isso não é ser líder. Os líderes precisam ser emocionalmente inteligentes, criando valor compartilhado para os clientes e mobilizando as pessoas a partir do coração”, disse George.
Segundo ele, as atitudes e comportamentos que fazem de um executivo um líder global são:
1-) Ser autentico.
2-) Manter a diversidade da equipe.
3-) Alinhar todos os funcionários quanto às tarefas, a missão, à integridade e aos valores.
4-) Oferecer oportunidades para os novos líderes chegarem ao topo.
5-) Contar com um quadro de líderes que possam atuar em qualquer lugar do mundo.
6-) Pensar localmente, entendendo todas as nuances e sutilezas de cada região e cultura.
7-) Ser empático em relação ao modo de vida das pessoas.
😎 Ter capacidade de se adaptar às normas culturais.
9-) Não impor paradigmas de uma cultura à outra.
10-) Ter inteligência global baseada no autoconhecimento, ou seja, saber quem somos e quais são as nossas inteligência.
Estas foram as colocações de mais uma importante palestra realizada neste grande evento. Espero que também tenha sido útil para vocês, pois os aprendizados são inúmeros.
Depois de tudo que Bill George nos explicou, vamos refletir juntos. Você é um líder global? Está preparado ou preparada para ser um líder global? Sua empresa possui no quadro, líderes globais?
Um grande abraço a todos!
Comentários