Os Doutores do Atendimento
Segundo o dicionário Michaelis, Doutor é “aquele que recebeu supremo grau em uma faculdade universitária, aquele que ensina. Homem que tem presunção de sábio, D. honoris causa: distinção que as universidades ou faculdades conferem a pessoas preeminentes, a fim de que tenham parte nas honras de que gozam os diplomados por essas instituições”.
Desta forma, adaptando o conceito acima, precisamos aprimorar nossos métodos de ensino e começar a criar dentro das Centrais de Atendimento (Call Centers), profissionais que são verdadeiros doutores em atendimento, inclusive usando aventais brancos.
Mas por que criar os doutores do atendimento? Já falamos em posts anteriores, que precisávamos ter nas empresas, profissionais de atendimento, ou seja, pessoas do ramo atendimento cuidando deste tipo de trabalho. Mas agora, estamos falando de um passo ainda maior, os doutores do atendimento, que tem por objetivo, examinar minuciosamente as situações com o intuito de “cortar o mal pela raiz”, ou seja, curar o paciente.
Para isso acontecer, é necessário um grau de treinamento e preparação muito maior e totalmente diferente do que existe hoje, apesar, que a maioria das empresas não fazem nem o básico em atendimento, quanto mais se imaginar doutores de atendimento. Porém, é um passo inovador, diferenciado e que com certeza irá propiciar as empresas que atingirem este nível de profissionais um ganho de mercado considerável.
Para ter uma equipe de doutores em atendimento, o processo seletivo precisa ser feito de uma forma diferenciada, com critérios exclusivos que busquem pessoas de um perfil totalmente diferente do que existe hoje em dia, os salários e benefícios também precisam ser diferenciados, onde valorizem de fato esta atividade profissional.
Um doutor do atendimento precisa ser pró-ativo, responsável, saber trabalhar em equipe, gostar de gente, ter facilidade de se relacionar, gostar do desafio de resolver problemas e dar soluções rápidas, saber ouvir, saber negociar, ter concentração, ter jogo de cintura, saber se comunicar de forma clara e objetiva, ser flexível, resiliente, saber administrar pressão, ser articulador e comprometido.
Tenho iniciado trabalhos através desta nova visão de atendimento, e até o momento temos alcançado excelentes resultados, que são reconhecidos tanto por parte das empresas, como dos profissionais e principalmente dos clientes.
Esta é sem dúvida uma nova cara para o atendimento, resgatando o verdadeiro sentido da sua existência, com profissionais servidores que estão tendo o gostinho de sentir, o quanto esta profissão é digna e importante para todos, nada melhor do que você ajudar alguém a viver bem, com menos dificuldades e bom tratamento. A missão é: problema apresentado é problema solucionado e corrigido, problemas de ontem não acontecem novamente hoje e nem amanhã, esta é forma dos doutores do atendimento trabalhar.
Você é um doutor em atendimento? A Central de Atendimento da sua empresa é composta por doutores do atendimento? Você quer ser um doutor do atendimento?
Um grande abraço a todos!
Comentários