O vôlei continua dando o exemplo. Chance para aprender.
Meninas do Brasil comemoram nono título da competição (Foto: Divulgação/FIVB)
Novamente o vôlei nos dá exemplos, não só para o esporte, mas também para a vida corporativa.
O esporte em geral, é um excelente aprendizado de disciplina, trabalho em equipe, desenvolvimento, melhoria contínua e estratégia. O vôlei, talvez seja hoje, o principal dos esportes, pois além de todos os aprendizados citados, podemos acrescentar também a organização, que é um diferencial marcante neste esporte que vem conquistando a grande maioria dos campeonatos que disputa, tanto no masculino como no feminino, se tornando inclusive referencia mundial.
Mais recentemente, o vôlei feminino tem ficado mais em evidência, isso, devido as conquistas seguidas de campeonatos importantes. Após ter ganhado as olimpíadas o ano passado, a equipe passou por uma pequena reformulação, mas que independentemente do tamanho, é uma reformulação, e como toda reformulação requer tempo, paciência, profissionalismo e organização.
Neste momento então, entra a figura do líder, e nesta matéria José Roberto Guimarães é mestre, onde com muito trabalho, dedicação, conversa, organização, bom senso, transparência, atenção aos detalhes e conhecimento profundo do trabalho, mesclando muito bem as revelações com as mais experientes, ele conseguiu formar novamente uma equipe vencedora, dentro de um campeonato onde o Brasil era o time a ser batido, ou seja, concorrência forte, todos contra o Brasil, do mesmo jeito que acontece no mercado corporativo, quando você e/ou sua empresa alcançam o topo.
Devido a sua campanha perfeita na fase final, onde não tinha perdido sequer um set, o Brasil precisava vencer apenas dois sets na partida final contra a China para ser campeã, mas novamente entrou o líder, não deixando que as jogadoras perdessem o foco, que era vencer o jogo e não apenas dois sets, pois a maioria das equipes que entram com isso na cabeça, perdem o jogo. Desta forma, ao vencer o segundo set, que já dera o título, verificou-se uma comemoração muito tímida, pois a partida ainda não tinha terminado, faltava um set para vencer, e foi o que aconteceu, venceu o terceiro set, coroando esta campanha perfeita, sem perder um set sequer, jogando contra equipes do nível de Estados Unidos, China e Sérvia principalmente.
Como muitas empresas e muitos departamentos acontecem estas coisas também, empresas e departamentos que acham já terem conquistado o mercado e afrouxam, dando espaço para perder esta liderança, sendo difícil depois recuperar, desta forma, o exemplo vale muito, nunca dê por encerrado algo que nunca está encerrado, a briga pelo mercado, pela liderança e pelo diferencial de atendimento é contínua, se você é o líder, alguém sempre vai querer lhe ultrapassar, por isso, corra sempre atrás, nunca estacione, se atualize, se renove, mexa-se sempre.
O trabalho feito de forma séria, com foco, determinação, respeito, organização, paciência, estratégias e pessoas certas nos lugares certos, só trazem excelentes resultados, não é atoa que a conquista de ontem foi a nona da seleção feminina de vôlei em 21 torneios disputados, é a maior vencedora desta competição de forma disparada.
Para quem não lembra, a seleção feminina de vôlei a um tempo atrás, sofreu muitas críticas, sendo a maioria delas injustas, mas com um excelente trabalho técnico, físico, estratégico e principalmente psicológico, hoje virou exemplo e unanimidade nacional.
Obrigado meninas, obrigado José Roberto Guimarães, por nos darem além do título, exemplos e tantas lições gratuitas para o sucesso da nossa vida, da nossa empresa e do nosso crescimento e desenvolvimento profissional.
Independentemente de você gostar ou não de esportes, passem a enxergar com outros olhos, pois ali estão vários exemplos de conquistas pessoais e profissionais, fica a dica.
Pensem bem nisso, esporte é lazer, é cultura, é saúde, é desenvolvimento, mas é também gestão, profissionalismo, trabalho e realização.
Muito obrigado.
Um grande abraço à todos.
Comentários