O vôlei continua dando o exemplo. Chance para aprender.

Meninas do Brasil comemoram nono título da competição (Foto: Divulgação/FIVB)

Novamente o vôlei nos dá exemplos, não só para o esporte, mas também para a vida corporativa.

O esporte em geral, é um excelente aprendizado de disciplina, trabalho em equipe, desenvolvimento, melhoria contínua e estratégia. O vôlei, talvez seja hoje, o principal dos esportes, pois além de todos os aprendizados citados, podemos acrescentar também a organização, que é um diferencial marcante neste esporte que vem conquistando a grande maioria dos campeonatos que disputa, tanto no masculino como no feminino, se tornando inclusive referencia mundial.

Mais recentemente, o vôlei feminino tem ficado mais em evidência, isso, devido as conquistas seguidas de campeonatos importantes. Após ter ganhado as olimpíadas o ano passado, a equipe passou por uma pequena reformulação, mas que independentemente do tamanho, é uma reformulação, e como toda reformulação requer tempo, paciência, profissionalismo e organização.

Neste momento então, entra a figura do líder, e nesta matéria José Roberto Guimarães é mestre, onde com muito trabalho, dedicação, conversa, organização, bom senso, transparência, atenção aos detalhes e conhecimento profundo do trabalho, mesclando muito bem as revelações com as mais experientes, ele conseguiu formar novamente uma equipe vencedora, dentro de um campeonato onde o Brasil era o time a ser batido, ou seja, concorrência forte, todos contra o Brasil, do mesmo jeito que acontece no mercado corporativo, quando você e/ou sua empresa alcançam o topo.

Devido a sua campanha perfeita na fase final, onde não tinha perdido sequer um set, o Brasil precisava vencer apenas dois sets na partida final contra a China para ser campeã, mas novamente entrou o líder, não deixando que as jogadoras perdessem o foco, que era vencer o jogo e não apenas dois sets, pois a maioria das equipes que entram com isso na cabeça, perdem o jogo. Desta forma, ao vencer o segundo set, que já dera o título, verificou-se uma comemoração muito tímida, pois a partida ainda não tinha terminado, faltava um set para vencer, e foi o que aconteceu, venceu o terceiro set, coroando esta campanha perfeita, sem perder um set sequer, jogando contra equipes do nível de Estados Unidos, China e Sérvia principalmente.

Como muitas empresas e muitos departamentos acontecem estas coisas também, empresas e departamentos que acham já terem conquistado o mercado e afrouxam, dando espaço para perder esta liderança, sendo difícil depois recuperar, desta forma, o exemplo vale muito, nunca dê por encerrado algo que nunca está encerrado, a briga pelo mercado, pela liderança e pelo diferencial de atendimento é contínua, se você é o líder, alguém sempre vai querer lhe ultrapassar, por isso, corra sempre atrás, nunca estacione, se atualize, se renove, mexa-se sempre.

O trabalho feito de forma séria, com foco, determinação, respeito, organização, paciência, estratégias e pessoas certas nos lugares certos, só trazem excelentes resultados, não é atoa que a conquista de ontem foi a nona da seleção feminina de vôlei em 21 torneios disputados, é a maior vencedora desta competição de forma disparada.

Para quem não lembra, a seleção feminina de vôlei a um tempo atrás, sofreu muitas críticas, sendo a maioria delas injustas, mas com um excelente trabalho técnico, físico, estratégico e principalmente psicológico, hoje virou exemplo e unanimidade nacional.

Obrigado meninas, obrigado José Roberto Guimarães, por nos darem além do título, exemplos e tantas lições gratuitas para o sucesso da nossa vida, da nossa empresa e do nosso crescimento e desenvolvimento profissional.

Independentemente de você gostar ou não de esportes, passem a enxergar com outros olhos, pois ali estão vários exemplos de conquistas pessoais e profissionais, fica a dica.

Pensem bem nisso, esporte é lazer, é cultura, é saúde, é desenvolvimento, mas é também gestão, profissionalismo, trabalho e realização.

Muito obrigado.

Um grande abraço à todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *