O que você faz em Momentos de Crise?

crise líder

Em momentos de crise, o líder de verdade não pode deixar de reagir, pois se isso ocorrer, é uma falha grave de liderança. É fundamental o líder saber a hora certa de se envolver nesta questão.

Nos momentos de crise, é necessário que os líderes tomem algumas atitudes precisosas e fundamentais, que fazem parte do DNA da liderança.

A primeira atitude é ser visto. Quando surgem crises, é muito fácil saber se o líder está de fato a altura do cargo que ocupada e da responsabilidade que lhe foi confiada. Se ele se mantém escondido, evita falar com as pessoas ou fica isolado e inacessível  aos liderados, fica claro que ele não é pessoa certa para ser líder, pois não consegue enfrentar as coisas e nem liderar si próprio.

A segunda atitude importante é ser ouvido. Os liderados querem ouvir seus líderes, querem saber o que está acontecendo, o que eles pensam. Além disso, querem saber que caminho seguir. Quando o líder não é ouvido cria-se um espaço vazio, deixando o ambiente propício a boatos e fofocas, aumentando ainda mais a crise.

Outra atitude fundamental é estar presente. Esta talvez seja uma das atitudes mais difíceis, pois é o momento de fazer parte da ação, ou seja, envolver-se de corpo e alma no processo para enfrentar a crise e ainda ajudar a reerguer a empresa após momentos tensos e turbulentos.

A última atitude, que também é muito importante é ser verdadeiro. Em momentos de crise o líder precisa ser verdadeiro, claro e transparente, mas jamais dramático e pessimista. Se o líder não for verdadeiro, como poderá contar com o apoio de todos se eles não sabem o real tamanho do problema?

O grande desafio do gerenciamento de crises é que elas são imprevisíveis e não avisam a hora de chegar, ou seja, não tem um roteiro predefinido. Os líderes precisam estar atentos e preparados sempre que requisitados, e transmitir a sensação de serenidade, controle e equilíbrio, caso contrário não é líder e não está preparado para assumir um cargo de tamanha importância.

Você sabe o que fazer em momentos de crise? Você se prepara para possíveis momentos de crise? Seu líder está preparado para enfrentar crises?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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