O que você faz em Momentos de Crise?
Em momentos de crise, o líder de verdade não pode deixar de reagir, pois se isso ocorrer, é uma falha grave de liderança. É fundamental o líder saber a hora certa de se envolver nesta questão.
Nos momentos de crise, é necessário que os líderes tomem algumas atitudes precisosas e fundamentais, que fazem parte do DNA da liderança.
A primeira atitude é ser visto. Quando surgem crises, é muito fácil saber se o líder está de fato a altura do cargo que ocupada e da responsabilidade que lhe foi confiada. Se ele se mantém escondido, evita falar com as pessoas ou fica isolado e inacessível aos liderados, fica claro que ele não é pessoa certa para ser líder, pois não consegue enfrentar as coisas e nem liderar si próprio.
A segunda atitude importante é ser ouvido. Os liderados querem ouvir seus líderes, querem saber o que está acontecendo, o que eles pensam. Além disso, querem saber que caminho seguir. Quando o líder não é ouvido cria-se um espaço vazio, deixando o ambiente propício a boatos e fofocas, aumentando ainda mais a crise.
Outra atitude fundamental é estar presente. Esta talvez seja uma das atitudes mais difíceis, pois é o momento de fazer parte da ação, ou seja, envolver-se de corpo e alma no processo para enfrentar a crise e ainda ajudar a reerguer a empresa após momentos tensos e turbulentos.
A última atitude, que também é muito importante é ser verdadeiro. Em momentos de crise o líder precisa ser verdadeiro, claro e transparente, mas jamais dramático e pessimista. Se o líder não for verdadeiro, como poderá contar com o apoio de todos se eles não sabem o real tamanho do problema?
O grande desafio do gerenciamento de crises é que elas são imprevisíveis e não avisam a hora de chegar, ou seja, não tem um roteiro predefinido. Os líderes precisam estar atentos e preparados sempre que requisitados, e transmitir a sensação de serenidade, controle e equilíbrio, caso contrário não é líder e não está preparado para assumir um cargo de tamanha importância.
Você sabe o que fazer em momentos de crise? Você se prepara para possíveis momentos de crise? Seu líder está preparado para enfrentar crises?
Um grande abraço a todos!
Comentários