O que os Liderados não Perdoam de seus Líderes?

Perdão

Para se ter uma equipe vencedora, muitos fatores são necessários, porém, existem algumas coisas que são imperdoáveis por parte dos liderados quando vem de um líder.

A primeira coisa que os liderados não perdoam é um líder mentiroso. Promessas que jamais são cumpridas, incoerência nas palavras e nas atitudes, criar nos liderados expectativas exageradas, que no final não passam de frustrações. Os liderados de hoje em dia, não são mais como antigamente, que aceitam qualquer coisa e ficam com medo de reclamar e procurar alguém que de fato fale a verdade, por isso, se você é de fato um líder, não minta para a equipe, jogue limpo, e se por uma estratégia da empresa não puder falar nada naquele momento, deixe claro isso, mas jamais invente algo que não seja real.

A segunda situação com a qual os liderados não perdoam seus líderes é quando ele “rouba” as ideias da equipe e fica com todos os “louros da fama”. Quando um líder puxa para ele todo o mérito do sucesso, deixando sua equipe de lado, aí está criado um problema gravíssimo e que terá desdobramentos prejudiciais para a empresa e principalmente para este líder “estrelinha” e individualista. As equipes vencedoras, respeitam as individualidades, afinal, cada um faz bem uma coisa, e alguns se destacam mais e outro um pouco menos, mas jamais aceitam um único responsável pelo sucesso. Todos ganham e todos perdem.

A terceira situação que as equipes não perdoam de seus líderes é o chefe “duas caras”, ou seja, ao lado da equipe ele tem um comportamento, porém, na companhia dos superiores dele, o comportamento é outro, e não fica constrangido de criticar a equipe e expor as pessoas, com o claro intuito de mostrar que as coisas só andam porque ele está ali. Uma coisa que o líder jamais deve esquecer, é que ele sempre está sendo vigiado pelo membros da sua equipe, afinal, ele é um exemplo a ser seguido, por isso, vive sendo analisado pelos liderados, tanto para ser copiado, como criticado, por isso, toda atenção e cuidado é pouco.

Você é um líder que comete ou já cometeu algum destes deslizes? Os líderes que já passaram na sua vida profissional, já cometeram os erros acima? Você concorda que as três situações acima são difíceis de ser perdoadas pelos liderados?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *