O Poder do Brainstorming

Brainstorming

O brainstorming ou “tempestade de ideias” se popularizou já há algum tempo entre as empresas que buscam inovação. Porém, este processo de gerar soluções originais em grupo não é tão simples, por isso, não está sendo tão utilizado ou são feitos de forma errada.

O brainstorming é uma técnica muito poderosa, e se bem feito, facilita muito a geração de ideias que se fosse buscada de outra forma, talvez não viesse a tona.

Ao contrário do que muitos imaginam, dar atenção a algumas coisas que poderiam ser consideradas absurdas ou até mesmo “bobas” e dar vazão a quantidade e não a qualidade das ideias, são algumas atitudes essenciais para que este trabalho funcione.

Para se fazer um brainstorming com qualidade e que atinja os resultados esperados é preciso seguir alguns passos fundamentais. O primeiro passo fundamental para o sucesso deste trabalho é chamar as pessoas que entendam do todo do negócio, e que acima de tudo saibam o que é um brainstorming e para que ele serve.

Outro passo tão valioso quanto o primeiro é considerar todas as ideias colocadas com respeito, sem rir, criticar ou censurar uma ideia por achar besteira ou ridícula, se isso acontecer, você acaba com o brainstorming e com a sua credibilidade, pois as pessoas vão ficar travadas e sem coragem para se colocar dali para frente. As pessoas se permitem a sair do trivial quando se sentem a vontade para falar “besteiras” sem censura, claro que guardada as devidas proporções.

Em boa parte das vezes, aquilo que a princípio parece uma grande bobagem pode ser o caminho para uma ideia viável e que traga ótimos resultados. O segredo é deixar os pensamentos fluírem sem censura, mesmo que sejam a princípio absurdos, ridículos e etc..

Outro passo importante e que deve ser observado, é o tema que se está sendo discutido. Todos tem que ter ciência do problema e assunto que está sendo tratado ali e do porque precisam achar uma resposta, ou seja, todos precisam estar inseridos no contexto para poderem apresentar ideias que tragam solução. O problema precisa estar muito bem claro para o grupo

Para não se perder em produtividade e não deixar o brainstorming se tornar uma brincadeira sem fim, perdendo o rumo, é necessário estabelecer um limite de tempo visando pressionar o grupo a trazer repostas rapidamente.

Mais um passo importante, é ter uma pessoa facilitadora, onde sua função é observar o processo, cuidar do fluxo das ideias, não deixar as pessoas perder o foco, impedir que alguém seja censurado e não deixar que alguém extrapole ao tentar defender a sua ideia.

Ter pessoas com cabeças diferentes fazendo este trabalho é muito melhor para se atingir o resultado esperado dentro de um brainstorming. Isso traz mais riqueza de informações ao trabalho.

Anotar as ideias rapidamente é outro passo importante para que nenhuma ideia seja perdida ou esquecida. A pessoa que anota não precisa ter uma letra linda, ela precisa ser rápida e entender o que escreveu.

Dentro de um brainstorming de qualidade vão aparecer centenas de ideias, mas nem todas serão discutidas. Por isso, outro passo fundamental é pedir para as pessoas depois que todas as ideias foram devidamente apresentadas, assinalarem apenas as ideias que merecem ser analisadas, tirando com isso os excessos, desta forma chegaremos as boas ideias rapidamente.

Você já participou de algum brainstorming? Aprova esta ideia? Sua empresa adota a prática do brainstorming? Você considera o brainstorming um diferencial na busca de novas ideias?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *