O Poder da Informação
Desde o início deste século, a informação assumiu um papel vital dentro do mercado corporativo. A empresa e os profissionais que não souberem buscar e trabalhar as informações estarão fora do mercado.
Quem não tem e não sabe trabalhar a informação fica desatualizado e obsoleto dentro do mercado, com isso, os clientes se afastam dessas empresas, e os colaboradores não conseguem espaço dentro das empresas que tem como ponto forte a informação.
Profissionais, principalmente ligado ao segmento de serviços e varejo, que não detiverem informações sobre tecnologias, leis, normas, técnicas e ferramentas de informação não estarão preparados para enfrentar os desafios futuros.
Uma das grandes informações que é fundamental para os profissionais de atendimento, refere-se ao conhecimento do código de defesa do consumidor, lei esta, de vital importância para administrar a relação com os clientes consumidores.
Infelizmente a grande maioria dos atendentes e seus superiores, nunca leu o código de defesa do consumidor e se quer, conhece pelo menos as leis básicas, por isso, não os posso chamar de profissionais de atendimento, pois a empresa que valoriza o atendimento e quem tem dentro da equipe profissionais de atendimento, com certeza tem o conhecimento da lei e das suas interpretações.
Vejo ainda muitas centrais de atendimento e equipes de vendas que não multiplicam as informações, ou seja, elas existem, mas ficam ali armazenadas para poucas pessoas, desta forma, as empresas não conseguem ter um padrão único de linguagem e respostas ao seu cliente consumidor, passando a impressão que é real, de desorganização, falta de liderança e respeito ao cliente. Conhecer os direitos do consumidor é um requisito básico para qualquer profissional que pense em trabalhar com atendimento.
Desta forma, é fundamental que as pessoas e as empresas tenham e compartilhem cada vez mais as informações dentro do seu ambiente com as equipes, informação nunca é demais, ela é primordial e quem não as tem, está praticamente fora do mercado, seja como empresa ou como profissional.
Você vai atrás das informações? Sua empresa compartilha informações? Você profissional de atendimento, conhece o código de defesa do consumidor?
Um grande abraço a todos!
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