O Perigo na Mesa
Desde criança, sempre ouvimos falar que frutas, verduras, legumes e grãos fazem muito bem a saúde e evitam muitas doenças, porém, o que já sabíamos de forma branda, passou a ser algo muito mais preocupante quando se fala nos alimentos acima.
Segundo matéria publicada pelo Jornal Folha de São Paulo, o uso de agrotóxicos no Brasil se mostrou estar totalmente fora do controle na agricultura brasileira e isso vem resultando no consumo de alimentos altamente contaminados pelos brasileiros.
Ironia do destino, aquilo que sempre foi considerado como sinal de saúde, se transformou no maior vilão contra a própria saúde, ou seja, o uso descontrolado dos agrotóxicos e a falta de fiscalização fazem com que esses alimentos citados acima se transforme em uma grande fonte de veneno para a saúde de nós brasileiros. E este veneno, além de fazer mal a quem consome esses alimentos, faz mal também para o agricultor que os utiliza.
O mais preocupante é ser quase certo que a fruta, o legume e a verdura que chegam atualmente à sua mesa não passaram por nenhum controle rígido dos níveis de agrotóxicos, e isso é algo muito grave que não pode parar na matéria divulgada, muito pelo contrário, este fato gravíssimo precisa ser investigado, avaliado e solucionado, pois o risco a vida é enorme e disso não podemos abrir mão e nem achar que é exagero, e que tudo se resolve somente lavando bem os alimentos.
Segundo a matéria publicada , análise por amostragem da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em alimentos típicos da cesta básica que circularam no Estado de São Paulo em 2014 mostrou que 31% tinham agrotóxicos proibidos ou em quantidade acima da permitida para os produtos, se levarmos em consideração que este número deveria ser zero, 31% é um verdadeiro escândalo de proporções mundias, além de ser um atentado a vida das pessoas.
O resultado dessa análise revela falhas gravíssimas no controle da qualidade dos hortifrutigranjeiros produzidos e comercializados dentro do território nacional, e isso não pode ficar sem punição e solução.
Por ser uma potência na produção de alimentos, o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do planeta, e entre as substâncias usadas no país estão algumas potencialmente cancerígenas, parte delas inclusive, foram banidas da União Europeia e de países como China e Índia.
Para tentar minimizar os efeitos, lavar bem os alimentos com água em abundância, vinagre ou desinfetantes específico e retirar a casca mata os micro-organismos, mas não elimina todos os resquícios de agrotóxicos devido ao alto volume utilizado. Uma excelente saída é o consumo dos produtos orgânicos. Mas será que podemos confiar que de fato são orgânicos? Com saúde e vidas não se brinca, é necessário ter muita responsabilidade, transparência e atitude.
Um grande abraço a todos!
Comentários